AiotAiot


Falta de profissionais é o maior obstáculo para adoção de IA

É o que mostra estudo da IDC, realizado a pedido da Microsoft, com mais de 2.000 líderes empresariais e tomadores de decisão de todo o mundo

17/11/2023

Falta de profissionais é o maior obstáculo para adoção de IA
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Para ajudar as empresas a entender as oportunidades que a inteligência oficial pode proporcionar, a Microsoft encomendou um estudo à IDC que fornece insights  sobre como a IA está sendo usada para impulsionar o impacto econômico das organizações.

Segundo a empresa, os líderes de negócios e tomadores de decisão precisam entender o setor e os casos de uso de linha de negócios que estão melhor posicionados para gerar valor dentro de suas organizações, qual será o retorno sobre o investimento, qual o tempo de valorização esperado e como começar. Em suma, eles precisam de ajuda para desmistificar o caso de negócios para IA.

A IDC entrevistou mais de 2.000 líderes empresariais e tomadores de decisão de todo o mundo, responsáveis por dar vida à transformação da IA dentro de suas organizações. O estudo, que se baseia nos resultados do Workplace Trend Index da Microsoft, focado na produtividade no local de trabalho, examina como as empresas estão monetizando seus investimentos em IA.

Desde a geração de novos fluxos de receita, passando pela entrega de experiências diferenciadas aos clientes, até a modernização de processos internos. Os principais pontos deste estudo mostram:

• 52% dizem que a falta de trabalhadores qualificados é seu maior obstáculo para implementar e escalar a IA
• 71% dos entrevistados dizem que suas empresas já estão usando IA
• 92% das implantações de IA levam 12 meses ou menos
• As organizações estão vendo um retorno de seus investimentos em IA dentro de 14 meses
• Para cada dólar que uma empresa investe em IA, ela ganha um retorno médio de 3,5 vezes

O estudo ilustra que a IA tem valor de negócios demonstrável, e estamos vendo isso em casos de uso importantes em áreas como experiência do funcionário, engajamento do cliente e processos internos de negócios, e como a IA pode ajudar a dobrar a curva de inovação. Com a IA generativa, esse valor aumenta exponencialmente, como vimos no último ano com as tecnologias de IA generativa da OpenAI, como o ChatGPT.

“A IDC projeta que a IA generativa adicionará quase US$ 10 trilhões ao PIB global nos próximos 10 anos. Calcular o valor de novos investimentos em GenAI requer construir o caso de negócios simulando o custo potencial e a realização responsável do valor”, disse Ritu Jyoti, vice-presidente de IA e automação da IDC.

Os dados da pesquisa da IDC confirmam que as empresas estão ansiosas para adotar a tecnologia de IA, com 71% dos entrevistados atualmente usando ferramentas de IA em suas organizações, e 22% planejam fazê-lo nos próximos 12 meses.

No entanto, mesmo com esse momento e a perspectiva positiva do que a IA pode ajudá-las a alcançar, as organizações enfrentam desafios quando se trata de implementação. A escassez de funcionários qualificados está impedindo as empresas de acelerar suas inovações baseadas em IA, com 52% dos entrevistados dizendo que a falta de trabalhadores qualificados necessários para implementar e escalar iniciativas de IA em todas as funções de negócios é o principal obstáculo.

TAGS

#ChatGPT#GenAI#IA#IDC#inteligência artificial#microsoft#open AI

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas