AiotAiot


Evento reúne especialistas no RJ para discutir tendências em IA

Começa na quarta-feira no Museu do Amanhã o AI Summit in Rio 2024, que vai discutir o potencial e o impacto dessa tecnologia

11/03/2024

Evento reúne especialistas no RJ para discutir tendências em IA
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Nos dias 13 e 14 de março acontece no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, o AI Summit Rio 2024, seminário de tecnologia organizado pela Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação [Assespro-RJ), em colaboração com a Organização Mundial da WITSA. Durante dois dias, dezenas de especialistas e representantes de empresas do setor discutirão as principais tendências da IA e a interseção entre tecnologia, negócios e sociedade.

De acordo com a Assespro-RJ, o seminário pretende mostrar que a IA “não é apenas uma ferramenta, mas a espinha dorsal da inovação” em áreas como saúde, educação, finanças, cidades inteligentes e várias outras. “Estamos traçando o curso do futuro, discutindo as políticas públicas que impulsionam a acessibilidade e a conectividade e explorando a maneira como a IA está quebrando barreiras e abrindo portas para um mundo mais inclusivo”, afirmam os organizadores.

Na quarta-feira, logo depois da sessão de abertura, às 10h05 haverá uma palestra de Douglas Johnson, vice-presidente de tecnologias emergentes da WITSA, que abordará o impacto da IA na sociedade e a urgência de políticas públicas para aumentar a acessibilidade e a conectividade. Às 10h35, um painel com mediação de Alberto Pittigliani, CEO da Q13 Tech e diretor de articulação política da Assespro, terá como tema a IA generativa e a utilização responsável dessa tecnologia para impulsionar os negócios.

Em seguida, um time de especialistas da WITSA, da Assespro e do Museu do Amanhã vai comparar a IA com a inteligência humana, a fim de mostrar as diferenças e semelhanças fundamentais com base em conceitos como intuição e ética. Às 12h25, Paulo Kuester Neto, supervisor de projetos de ciências de dados do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), vai explicar detalhes do Observatório Brasileiro de Inteligência Artificial, um portal de monitoramento de tendências e mercados de IA.

Vários outros temas serão abordados no seminário, entre os quais a importância das parcerias entre o mundo acadêmico e as empresas para potencializar os projetos de IA, a responsabilidade do poder público como fonte de mecanismos de incentivo à inovação, a IA e o futuro do trabalho e a necessidade de implementação de uma estrutura capaz de garantir altos padrões de ética no setor, além da apresentação de casos de sucesso.

Os ingressos para o evento podem ser adquiridos no site da Assespro-Rio, que também permitirá o acompanhamento de toda a programação.

TAGS

#AI Summit in Rio#IA generativa#inovação#inteligência artificial#seminário de tecnologia#tendências da IA

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas