B3 lança assistente com IA para pequenos investidores
Ferramenta gratuita ajuda o usuário a encontrar corretores de ações e a entender os termos utilizados no mercado financeiro
02/07/202406/12/2023
Por Ricardo Marques da Silva
De acordo com Jamie Dimon, CEO do JPMorgan Chase, a inteligência artificial é uma tecnologia extraordinária e inovadora e será fundamental para o sucesso das empresas de serviços financeiros. Porém, um estudo recente da Infosys mostrou que o setor demora a adotar esses recursos e os aplica em necessidades mais básicas, embora tenha havido um aumento constante nos investimentos.
A pesquisa Data+AI Radar entrevistou 2.500 profissionais de IA de empresas de 12 setores com receitas anuais superiores a US$ 500 milhões nos Estados Unidos, França, Reino Unido, Alemanha, Austrália e Nova Zelândia. Entre outras informações, a Infosys percebeu que as empresas de serviços financeiros ainda lutam com os sistemas herdados e os preconceitos que envolvem a IA, além de se ressentirem de problemas básicos, como a falta de profissionais suficientemente capacitados.
Contudo, o estudo captou pontos positivos, como a constatação de que as empresas de serviços financeiros são melhores do que a média na coleta e na verificação de dados e em aplicações de deep learning. Também registram taxas de satisfação mais elevadas em seus projetos de IA, mas precisam melhorar a capacidade de identificar os problemas que a tecnologia pode resolver, investir em infraestruturas e recursos computacionais e eliminar progressivamente os sistemas ultrapassados.
“Nosso estudo concluiu que, considerando todos os setores da economia, duas em cada 10 empresas implementaram o seu primeiro sistema de IA há cinco anos, enquanto apenas uma em cada 10 empresas de serviços financeiros fez o mesmo”, disseram os analistas da Infosys. “A maioria das organizações financeiras só implementou a IA nos últimos dois anos. É provável que necessitem de muito mais experiência em IA do que isso para alcançarem com êxito capacidades de ordem superior”, acrescentaram.
De modo geral, os gastos globais com IA em sistemas, serviços e plataformas mais do que dobrarão até 2026, atingindo US$ 300 bilhões anuais, e a expectativa é de que o segmento de serviços financeiros detenha a maior parte dessa participação. Segundo Dennis Gada, chefe global de serviços bancários e financeiros da Infosys, os gastos dessas empresas com IA continuam crescendo rapidamente: “A adoção dessa tecnologia transcenderá todos os negócios e funções para melhorar a experiência, fortalecer a resiliência ou impulsionar a inovação. Isso será feito num ambiente em que os serviços financeiros terão de competir com as grandes empresas tecnológicas para captar os melhores talentos em IA”, acrescentou.
#inteligência artificial#serviços financeiros
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