Brasil é o país da América Latina mais otimista com a IA
26% dos profissionais brasileiros acham que a tecnologia tem impacto positivo no trabalho, mas ainda há receio de perda do emprego
26/09/202522/09/2025
Por redação AIoT Brasil
O IBM Institute for Business Value (IBV) acaba de divulgar o estudo Orquestrando a IA agêntica para operações comerciais inteligentes, que traz previsões sobre o futuro da inteligência artificial (IA) no setor de vendas e atendimento ao cliente, com destaque para o uso de agentes de IA nesses setores.
A pesquisa global, que ouviu 150 executivos do setor de vendas e atendimento ao cliente (entre outros segmentos) aponta que a adoção dos agentes de IA será decisiva para a competitividade e eficiência das organizações nos próximos anos.
“Estamos vivendo um momento transformador para o setor de consumo, no qual a IA não apenas automatiza processos, mas potencializa o talento humano para decisões mais inteligentes e ágeis. A IBM acredita que o futuro das operações de negócios está na orquestração dessa colaboração entre agentes de IA e profissionais especializados, garantindo personalização, eficiência e inovação contínua para os consumidores”, avalia Carlos Capps, vice-presidente e líder de varejo e bens de consumo da IBM América Latina.
Segundo a pesquisa, 71% dos executivos afirmam que agentes de IA executarão processos transacionais e fluxos de trabalho de forma autônoma nos próximos dois anos, garantindo operação 24 horas por dia, 7 dias por semana. Essa evolução vai além da automação básica, com 85% dos executivos declarando que agentes de IA permitirão que os profissionais de operações de negócios ultrapassem o simples relatório para realizar análises perspicazes para otimização em tempo real.
O estudo também destaca que para capturar essa vantagem competitiva, 81% dos líderes do setor de consumo reconhecem a importância de posicionar as pessoas certas nos cargos certos, com incentivos adequados. Compreender essa sinergia entre agentes de IA e talento humano será chave para o sucesso da transformação digital.
Para 85% dos executivos entrevistados, a automação dos serviços globais de negócios é uma prioridade, sendo que a maior parte já explora ou realiza pilotos com agentes de IA atualmente.
#agentes de IA#Agentic AI#AI#governanca#IA#IA agêntica
26% dos profissionais brasileiros acham que a tecnologia tem impacto positivo no trabalho, mas ainda há receio de perda do emprego
26/09/2025Artigo da MIT Technology Review relata casos em que profissionais recorreram à IA para responder às questões apresentadas nas sessões
25/09/2025Informação foi divulgada pelo ministro das Infraestruturas, que também anunciou a designação da Anacom como reguladora da IA no país
23/09/2025