Escassez de energia atingirá 40% dos data centers de IA até 2027
Segundo o Gartner, o rápido crescimento no consumo energético por conta da IA generativa excederá a capacidade das concessionárias de energia e gerará aumento nos custos
18/11/202404/11/2024
Por redação AIoT Brasil
A empresa de origem sueca Ericsson, que em 2024 completa 100 anos de atuação no Brasil, acaba de apresentar ao mercado a solução patenteada Intelligent Task Offloading, que integra dispositivos de IoT e robôs inteligentes e foi projetada sob medida para ambientes industriais. Desenvolvida por um grupo de inventores do Brasil e da Suécia, a ferramenta, com uma infraestrutura de computação na nuvem e na borda (edge computing), consegue otimizar a eficiência operacional e a segurança de robôs utilizados em indústrias, além de reduzir os custos e o consumo de energia, segundo a companhia.
A Ericsson disse que a inovação envolve um agente inteligente, baseado em técnicas de IA, que decide onde processar as tarefas – no próprio robô, no servidor de borda ou na nuvem: “O agente de decisão não faz distinção entre a borda e a nuvem, e ambas são vistas como infraestruturas de computação remotas”.
Alberto Hata, um dos cientistas do projeto, disse que essa escolha é feita com base em fatores como desempenho da rede, consumo de energia e nível de segurança do ambiente em que operam os robôs: “Um dos diferenciais é o uso de métricas de segurança física, importante em cenários em que o robô interage com os humanos ou há a presença de diferentes obstáculos, além do desempenho da rede, que ajuda a decidir se uma tarefa será realizada localmente ou remotamente”, explicou.
Hata disse ainda que, em cenários de baixo risco, sem pessoas e obstáculos próximos ao robô, a ferramenta pode processar localmente, economizando bateria: “Em situações de risco elevado, onde há a presença de obstáculos se movendo em direção ao robô, o processamento é transferido para a nuvem ou borda, garantindo maior precisão na execução”.
A Ericsson, acrescentou: “O conceito de Intelligent Task Offloading se destaca por centralizar remotamente o gerenciamento de uma frota de robôs que acessam recursos na nuvem e na borda. Em um cenário em que a automação industrial exige resposta rápida e alta confiabilidade, utilizando as capacidades do 5G para gerenciar dados em tempo real, minimizando latências e maximizando a produtividade, é uma excelente aplicação da tecnologia que, apesar de disponível, ainda não está sendo comercializada”.
#automação industrial#computação em borda#computação em nuvem#Dispositivos de IoT#robôs industriais#robôs inteligentes
Segundo o Gartner, o rápido crescimento no consumo energético por conta da IA generativa excederá a capacidade das concessionárias de energia e gerará aumento nos custos
18/11/2024Capacidade de processamento da Intel será aliada aos produtos de visão computacional e robôs autônomos da WEG
07/11/2024América Latina é a segunda maior região em termos de potencial de crescimento para a empresa, com mais de 2 bilhões de dólares em mercado potencial
07/10/2024