Startup chinesa cria “drone gigante” capaz de carregar 2 toneladas
eVTOL elétrico V2000CG CarryAll atinge velocidade máxima de cruzeiro de 200 km/h e tem autonomia de 200 km
24/07/202504/11/2024
Por redação AIoT Brasil
A empresa de origem sueca Ericsson, que em 2024 completa 100 anos de atuação no Brasil, acaba de apresentar ao mercado a solução patenteada Intelligent Task Offloading, que integra dispositivos de IoT e robôs inteligentes e foi projetada sob medida para ambientes industriais. Desenvolvida por um grupo de inventores do Brasil e da Suécia, a ferramenta, com uma infraestrutura de computação na nuvem e na borda (edge computing), consegue otimizar a eficiência operacional e a segurança de robôs utilizados em indústrias, além de reduzir os custos e o consumo de energia, segundo a companhia.
A Ericsson disse que a inovação envolve um agente inteligente, baseado em técnicas de IA, que decide onde processar as tarefas – no próprio robô, no servidor de borda ou na nuvem: “O agente de decisão não faz distinção entre a borda e a nuvem, e ambas são vistas como infraestruturas de computação remotas”.
Alberto Hata, um dos cientistas do projeto, disse que essa escolha é feita com base em fatores como desempenho da rede, consumo de energia e nível de segurança do ambiente em que operam os robôs: “Um dos diferenciais é o uso de métricas de segurança física, importante em cenários em que o robô interage com os humanos ou há a presença de diferentes obstáculos, além do desempenho da rede, que ajuda a decidir se uma tarefa será realizada localmente ou remotamente”, explicou.
Hata disse ainda que, em cenários de baixo risco, sem pessoas e obstáculos próximos ao robô, a ferramenta pode processar localmente, economizando bateria: “Em situações de risco elevado, onde há a presença de obstáculos se movendo em direção ao robô, o processamento é transferido para a nuvem ou borda, garantindo maior precisão na execução”.
A Ericsson, acrescentou: “O conceito de Intelligent Task Offloading se destaca por centralizar remotamente o gerenciamento de uma frota de robôs que acessam recursos na nuvem e na borda. Em um cenário em que a automação industrial exige resposta rápida e alta confiabilidade, utilizando as capacidades do 5G para gerenciar dados em tempo real, minimizando latências e maximizando a produtividade, é uma excelente aplicação da tecnologia que, apesar de disponível, ainda não está sendo comercializada”.
#automação industrial#computação em borda#computação em nuvem#Dispositivos de IoT#robôs industriais#robôs inteligentes
eVTOL elétrico V2000CG CarryAll atinge velocidade máxima de cruzeiro de 200 km/h e tem autonomia de 200 km
24/07/2025Iniciativa, que conta com o apoio do Google e da Accenture, permitirá que a empresa aérea desenvolva modelos de GenAI, agêntica e aprendizado de máquina
22/07/2025Elliza, robô desenvolvido pela Synapse Robotics, executa tarefas digitais com autonomia; com um investimento de R$ 4,2 milhões, a empresa lançará 2 mil licenças em 2025 para medir o impacto da tecnologia nas empresas
17/04/2025