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Enel SP instala mais de 1,2 mi de medidores que fazem leitura remota

Tecnologia smart meter permite realizar serviços a distância e que os clientes monitorem online o consumo de energia

09/12/2024

Enel SP instala mais de 1,2 mi de medidores que fazem leitura remota
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Por redação AIoT Brasil

Divulgação Enel SP

Enquanto recebe críticas severas dos consumidores por causa dos frequentes cortes no fornecimento de energia na região metropolitana de São Paulo, a Enel Distribuição São Paulo, que pertence à multinacional de energia italiana Enel, anunciou que foi ultrapassada a marca de 1,2 milhão de smart meters instalados em sua área de concessão. Segundo a empresa, até o fim deste ano será atingida a meta de 1,3 milhão de medidores inteligentes em operação.

Essa nova tecnologia de medição de consumo oferece benefícios como o aumento da eficiência dos serviços, ao permitir que a distribuidora realize várias operações de forma remota. “Em relação ao gerenciamento da distribuição, com os medidores inteligentes é possível, por exemplo, identificar eventuais interrupções no fornecimento de energia e realizar serviços à distância, como a leitura de consumo e reconexões. Também possibilita ao cliente monitorar online o próprio consumo de energia”, disse a Enel.

A empresa afirmou que, com as instalações recentes, assumiu a liderança em medição inteligente no Brasil e na América Latina: “Essa é apenas uma das iniciativas que a Enel vem implementando para melhorar a qualidade dos serviços e a experiência dos clientes. A distribuidora tem ampliado os investimentos em modernização das redes, automação de sistemas e ampliação dos canais de comunicação, além do aumento significativo das equipes de pessoal próprio em campo”.

Entre os bairros paulistanos em que os clientes receberam os smart meters estão Perus, Pirituba, Santana, Freguesia do Ó, Casa Verde, Guaianases, Itaquera e Rio Bonito. Também foram instalados medidores nos municípios de Carapicuíba e Osasco. “Até o momento, mais de 14% dos clientes da distribuidora em São Paulo já estão usufruindo os benefícios da medição inteligente, com mais de 11,3 milhões de faturas emitidas e 371 serviços comerciais de reconexão, tudo de forma remota”, explicou a empresa.

Por meio de SMS, os consumidores são avisados antecipadamente da visita da equipe técnica para a troca do medidor. “O processo é rápido, leva em média 30 minutos, e o cliente pode acompanhar todas as etapas. Por segurança, a equipe realiza testes de conectividade antes de ativar o medidor. A Enel reforça que os medidores são homologados pelo Inmetro e passam por rigorosos testes de qualidade”, disse a distribuidora.

Guilherme Dutil, responsável pela área de medição da Enel Brasil, esclareceu: “A medição inteligente abre um novo capítulo na relação do fornecimento de energia do cliente com os serviços da distribuidora e com o próprio consumo de energia, já que permite o monitoramento e ações em tempo real por parte da empresa e também o acompanhamento do consumo, por meio do aplicativo, pelo consumidor”.

TAGS

#consumo de energia#fornecimento de energia#medidores inteligentes#smart meter

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