Demanda por chips de IA alavanca nova valorização da Nvidia
Valor de mercado da empresa registrou alta de 9,3% em outubro e atingiu a marca histórica de US$ 3,26 trilhões
19/11/202420/09/2022
Por redação AIoT Brasil
Segundo uma pesquisa do Gartner, 56% das empresas se arrependem de adquirir novas tecnologias para grandes projetos nos últimos dois anos. A consultoria de tecnologia da informação abordou 1,1 mil executivos da América do Norte, Europa e Ásia sobre o tema. A pesquisa não inclui brasileiros, mas os resultados são muito semelhantes aqui, já que o principal motivo de frustração está relacionado à mudança de perfil dos compradores de projetos de tecnologia, onde 67% não são da área de TI.
“Ou seja: a decepção vem porque os empreendedores, sócios, CEOs e líderes não conhecem a fundo a empresa que dirigem, prática essa indispensável, com o auxílio da tecnologia, para conseguir crescer de forma consistente, aproveitar o time que se possui, direcionar o trabalho e garantir melhores resultados”, explica Atila Nicoletti, responsável pela liderança de vendas e alianças da Run2biz.
Mesmo sendo um dos setores que mais cresce, o ramo de tecnologia tem três problemas principais, segundo a Run2biz. Primeiro, a demanda por profissionais qualificados aumenta a cada dia. A Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação afirma que a escassez de trabalhadores qualificados no setor pode chegar a 260 mil até 2024. Em segundo lugar, a tecnologia sozinha não pode fazer nada.
Por fim, fica claro que, à medida que a tecnologia se prolifera e os usos se tornam mais diversos, ainda há várias complexidades em torno da implementação que exigem um gerenciamento eficiente. Sobre esses desafios, Nicoletti apontou três coisas que precisam ser consideradas antes de iniciar o processo de transformação digital de uma empresa:
Observabilidade
Ou seja, a capacidade de investigar e coletar métricas de ambientes, de servidores ou de aplicações em produção, descentralizado ou em nuvem, distinguindo e compreendendo todos os processos e emitindo alertas para solucionar e resolver incidentes de desempenho. Nicoletti aponta as soluções AIOps e APM, que contam com suporte da tecnologia de machine learning.
Processos
Digitalizando os processos ou fluxos de trabalho, é possível analisar riscos, facilitar a gestão, verificar os resultados e obter relatórios em tempo real com dados confiáveis. Isso ajuda nas considerações e tomadas de decisão.
Transformação Digital
Para realmente implementar essa transformação, não basta só o profissional de TI comprar tecnologias e mantê-las funcionando. Além de um profundo entendimento sobre o negócio, é preciso fazer a conexão entre pessoas, processos, negócios e tecnologia para garantir os melhores benefícios possíveis, conclui Nicoletti.
#AIOps#APM#empresas#Pesquisa Gartner#transformação digital
Valor de mercado da empresa registrou alta de 9,3% em outubro e atingiu a marca histórica de US$ 3,26 trilhões
19/11/2024Demanda por serviço em nuvem é maior que a disponibilidade da empresa para atender às oportunidades do mercado; solução está nos parceiros, aponta presidente do Google Cloud
03/10/2024Novo episódio do Expresso Talks reúne o recordista mundial Pepe Fiamoncini e o CEO da Vero Internet, empresa que adquiriu 46 empresas nos últimos anos
01/08/2024