AiotAiot


Emirados Árabes Unidos vão ensinar IA desde a pré-escola

Governo anunciou a introdução do curso no currículo de todos os níveis até o ensino médio para mostrar as aplicações no dia a dia

13/05/2025

Emirados Árabes Unidos vão ensinar IA desde a pré-escola
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Em uma iniciativa pioneira, o governo dos Emirados Árabes Unidos anunciou a incorporação de inteligência artificial como uma disciplina regular em todas as suas escolas públicas, do infantil ao ensino médio, para que os alunos aprendam desde cedo como a tecnologia pode ser aplicada no cotidiano. A decisão faz parte da Estratégia Nacional de IA 2031 do país, cuja meta é impulsionar a economia da federação de sete emirados, que atualmente se baseia na produção e venda de petróleo.

O anúncio foi feito no domingo, dia 11, pelo primeiro-ministro e governante do emirado de Dubai, sheik Mohammed bin Rashid al-Maktoum, a fim de “equipar os estudantes com o conhecimento e as habilidades necessárias para entender os princípios da IA”. De acordo com o jornal L’Oriente Today, os cursos serão iniciados no próximo ano letivo, com módulos projetados para se adequarem às diferentes faixas etárias e incorporados ao currículo padrão, em vez de serem ministrados em horários alternativos.

Os Emirados foram o primeiro país do mundo a criar um Ministério de Inteligência Artificial, em 2017, e abriga uma universidade dedicada – a Universidade Mohammad bin Zayed de Inteligência Artificial, parceira da Microsoft e da École Polytechnique, que oferece um dos melhores cursos de engenharia da França. A nova disciplina terá áreas como dados e algoritmos, aplicativos de software, ética em IA, aplicações da tecnologia no mundo real, políticas e engajamento social.

Além da mudança nas escolas, a Estratégia Nacional de IA prevê recursos para a promoção de pesquisas em IA em parceria com instituições como a Universidade Americana de Sharjah e a Universidade dos Emirados Árabes Unidos, que já oferecem cursos de IA no ensino superior e na pós-graduação. A expectativa é de que os fundos de investimento em IA atinjam US$ 100 bilhões nos próximos anos.

Há informações de que o país planeja investir cerca de US$ 1,4 trilhão nos Estados Unidos nos próximos dez anos, nas áreas de geração de energia, fabricação de semicondutores e infraestrutura de IA. Vale lembrar que os Emirados estão no roteiro da viagem de quatro dias iniciada hoje pelo presidente norte-americano, Donald Trump, que passará também pela Arábia Saudita e pelo Qatar.

TAGS

#fundos de investimento em IA#IA na pré-escola#inteligência artificial

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas