AiotAiot


DXC desenvolve sistemas embarcados para o modelo Ferrari F80

Supercarro lançado no fim do ano passado recebeu múltiplas telas adaptadas para vias públicas e pistas de corrida

20/01/2025

DXC desenvolve sistemas embarcados para o modelo Ferrari F80
Tamanho fonte

*Foto: Ferrari F80/Reprodução Ferrari

Por redação AIoT Brasil

A empresa de TI norte-americana DXC Technology estendeu sua parceria com a fabricante italiana de automóveis de luxo Ferrari com o objetivo de desenvolver sistemas de infoentretenimento para os veículos da marca, entre os quais o novo modelo F80, lançado em outubro de 2024. Entre outras funcionalidades, a plataforma conta com múltiplas telas que, segundo a DXC, proporcionam uma experiência contínua de alta velocidade, voltada para o desempenho tanto para o motorista quanto para o passageiro, com uma tela adicional opcional.

“O sistema de cockpit digital do F80 oferece funcionalidades para o uso em vias públicas e se transforma em uma tela de corrida quando está na pista. Fornece dados de desempenho que incluem velocidade, força G, rotação e pressão dos pneus, além de visuais imersivos em tempo real que criam uma experiência de corrida única e emocionante para o usuário”, disse a empresa em comunicado à imprensa.

A parceria existe desde 2021, quando a DXC iniciou a reengenharia dos sistemas de interface homem-máquina para os modelos atuais e futuros da Ferrari. Luz Mauch, vice-presidente executivo de automotivo e manufatura da DXC, afirmou: “As inovações de software de última geração que estamos desenvolvendo hoje transformarão a experiência do motorista nas próximas décadas”.

Ernesto Lasalandra, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Ferrari, acrescentou: “A DXC é uma líder de mercado inovadora no setor automotivo e permite que aceleremos o desenvolvimento de nossa plataforma de software e seus componentes, bem como de funcionalidades avançadas”.

As interfaces homem-máquina são soluções de software que vão de simples painéis de botão de pressão a sofisticados displays touchscreen e complexas interfaces gráficas de usuário, cada uma projetada para minimizar a carga de trabalho cognitiva e maximizar a possibilidade de uso. O que as torna especialmente úteis, segundo a DXC, é que são projetadas para tarefas específicas, a fim de permitir que os usuários forneçam informações, recebam feedback, monitorem o estado do sistema e obtenham acesso instantâneo às informações necessárias para tomar decisões de forma segura e rápida.

TAGS

#cockpit digital#Ferrari#sistemas embarcados

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas