AiotAiot


Drone brasileiro transporta órgãos, vacinas e equipamentos agrícolas

Equipamento tem autonomia de 100km, pode carregar até 10kg e também atuar no monitoramento de tráfego em rodovias, detecção de focos de incêndio, combate biológico em plantações e logística

01/11/2023

Drone brasileiro transporta órgãos, vacinas e equipamentos agrícolas
Tamanho fonte
Por redação AIoT Brasil
Empresa da área de soluções para o varejo e indústria automotiva, a LabRetail desenvolveu em parceria com a Jetwind o drone RQ-17 ION, dispositivo 100% brasileiro e autorizado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). O modelo possui uma variante com autonomia de 100 km e pode carregar até 10 kg, que possibilita o transporte de órgãos, vacinas e equipamentos agrícolas.
Segundo Sérgio Silvestre, sócio fundador e CEO da LabRetail, “essa oportunidade de parceria com a Jetwind para a criação de um componente do drone RQ-17 ION surgiu porque recebemos investimentos do mesmo grupo econômico. A Jetwind é uma empresa de engenharia de aeronaves remotamente pilotadas, enquanto a LabRetail é uma organização de desenvolvimento de hardware, então contribuímos uma com a outra.”
Ele comenta também que um dos diferenciais do produto é a capacidade de carga, além de conseguir viajar por grandes distâncias. “Para a área da saúde, o RQ-17 é capaz de transportar vacinas e órgãos humanos, como uma córnea, por exemplo. Já no agronegócio, é ideal para levar materiais de fazenda, como ferramentas ou insumos veterinários”, explica Silvestre.
Tiago Giglio, fundador e CTO da Jetwind, diz que o RQ-17 ION atende aplicações de imageamento em geral. “Ele pode atuar no monitoramento de tráfego em rodovias, detecção de focos de incêndio, combate biológico em plantações e logística, por exemplo.” O executivo conta que o drone foi projetado em 2017 e o desenvolvimento da solução levou aproximadamente 3 anos. Já a placa da LabRetail foi concebida e prototipada este ano.

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas