AiotAiot


Dispositivo auricular com IA monitora os cinco sinais vitais

Plataforma OmniBuds é o resultado de uma parceria entre as empresas de pesquisa Cambridge Future Tech e Nokia Bell Labs

07/11/2024

Dispositivo auricular com IA monitora os cinco sinais vitais
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Divulgação/OmniBuds

O primeiro dispositivo auricular sensorial do mundo, projetado exclusivamente para monitorar todos os cinco sinais vitais: assim é descrito o OmniBuds, um sistema com tecnologia de IA desenvolvido em parceria pela Nokia Bell Labs e pela Cambridge Future Tech. A plataforma usa algoritmos de aprendizado de máquina para processar dados fisiológicos coletados por sensores para monitorar a frequência cardíaca, a respiração e a atividade física por meio de pontos de contato no canal auditivo.

Sem fio e semelhante a um fone de ouvido convencional, o OmniBuds possui 2 GB de armazenamento e acelerador de aprendizado de máquina. O dispositivo é alimentado por um sistema operacional programável nativo de IA, complementado por recursos de audição aumentada de última geração, e conta com uma bateria que assegura o funcionamento por seis horas.

Os pesquisadores afirmaram que a coleta de dados diretamente no canal auditivo é mais confiável do que a que ocorre nos dispositivos de IoT usados no pulso, que mudam constantemente de posição. “Essa estabilidade é capaz de permitir uma coleta de informações mais precisa para aplicações em saúde”, explicaram.

Mike Chen, vice-presidente de empreendimentos e parcerias da Nokia, disse que a colaboração com a Cambridge Future Tech criou mais um caminho para pôr em prática a inovação e as pesquisas médicas realizadas nos laboratórios: “Assim, podemos utilizar a capacidade de construção de empreendimentos da Cambridge Future Tech para criar produtos e serviços que melhoram a vida das pessoas”.

Owen Thompson, CEO e cofundador da Cambridge Future Tech, acrescentou: “O OmniBuds tem o potencial de transformar completamente o espaço da tecnologia em saúde e causar um impacto positivo na vida de muitas pessoas ao redor do mundo. Essa parceria nos permitirá levar os OmniBuds adiante, criando um verdadeiro avanço no monitoramento de saúde pessoal. Nosso objetivo é levar essa tecnologia disruptiva ao mercado, acelerar seu crescimento e impulsionar mudanças significativas no setor de saúde”.

De acordo com as duas empresas, o dispositivo de IoT oferece alta precisão de detecção, coleta de dados e processamento, além de preservar a privacidade: “O OmniBuds atua como uma plataforma orientada para a pesquisa, projetada para levar a pesquisa de computação auricular do laboratório para a vida cotidiana”.

A Cambridge Future Tech liderará o processo de dimensionamento e comercialização da tecnologia, que tem como alvo os consumidores e, especialmente, os provedores de saúde, que poderão receber em tempo real os dados relacionados aos sinais vitais dos pacientes. Essa capacidade de monitoramento será capaz de permitir intervenções médicas mais precoces, com base nas mudanças nos indicadores de saúde dos usuários.

Divulgação/OmniBuds

TAGS

#aprendizado de máquina#audição aumentada#computação auricular#dispositivo auricular sensorial#monitoramento de saúde#sinais vitais

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas