Tangle se propõe a buscar a “tecnologia com alma e propósito”
Plataforma foi criada por Biz Stone e Evan Sharp, cofundadores do Twitter e do Pinterest, para combater o que chamaram de “essa enorme epidemia de solidão”
13/11/202511/11/2025

Por redação AIoT Portugal
Nesta terça-feira, o Web Summit Lisboa abriu o palco central para Alex Schultz (foto), diretor de Marketing da Meta. Entrevistado por Sara Fischer, correspondente de mídia da Axios, ele abordou o futuro da tecnologia na visão do marketing e do digital marketing, os interesses dos usuários da marca, os aplicativos, o uso da IA, os óculos Ray-Ban Meta, o rebranding com o metaverso, a ideia de realidade virtual, agências parceiras e até mesmo o envolvimento político da empresa.
“Meta significa ir além. Milhões de pessoas utilizam as redes sociais todos os dias. Queremos vê-las utilizando também os nossos óculos e a inteligência artificial. O nosso foco é construir um futuro em que as conexões emocionais sejam intermediadas pela tecnologia”, explicou Schultz. Em uma conversa mais aprofundada sobre o futuro da tecnologia, ele abordou o metaverso e o Spatial Computing – a tecnologia que combina o mundo digital e físico, permitindo que as pessoas interajam com objetos virtuais em ambientes reais, como as tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual (RV).
Para o executivo, no futuro a experiência online utilizará diferentes interfaces de voz, visuais com óculos, de escuta com fones de ouvido e até mesmo outros formatos de telefone que devem ser lançados.
Mais especificamente sobre suas estratégias de marketing, quando questionado sobre como é feita a educação dos usuários do Meta, Schultz disse que é por meio da experiência do usuário – ou seja, ao adquirir o aplicativo, as recomendações aparecem na tela. Segundo ele, “no produto, é mais efetivo”.
Entre as ações de marketing utilizadas pela Meta, Schultz destacou a parceria com influencers. Disse que é de extrema importância trabalhar com influenciadores, com eventos como o Super Bowl e com os atletas com os quais a empresa vem fechando parcerias. Nesse contexto, o conteúdo já é impulsionado, mas é possível ter um boost ainda maior com a opção de impulso de publicidade.
“O segredo é focar em seu objetivo, e não nas métricas que descrevem o seu objetivo. Isso faz com que você se mova rapidamente”, sugeriu Schultz, ao ser questionado por Sara Fischer a respeito do que faz uma estratégia ser bem-sucedida.
Mais para o final da conversa, Fischer falou do envolvimento do CEO da empresa, Mark Zuckerberg, com o presidente Donald Trump e das questões políticas relacionadas à Meta que são pauta internacionalmente. De modo evasivo, Schultz disse que a maioria das marcas tem algum tipo de relação política e afirmou que não criaria uma rede social para o compartilhamento de informações, fotos e textos se a organização não acreditasse na liberdade de expressão.
Por fim, ele comentou a respeito de sua experiência com marketing digital, de rede de agências parceiras e dos planos da marca para o futuro. Para o diretor de marketing da Meta, a junção entre agências de marketing digital e de mídia é a chave para o sucesso, e o grande objetivo atual é fazer com que os usuários adotem as novas tecnologias.
#marketing digital#Meta#Web Summit#Web Summit Lisboa

Plataforma foi criada por Biz Stone e Evan Sharp, cofundadores do Twitter e do Pinterest, para combater o que chamaram de “essa enorme epidemia de solidão”
13/11/2025
Painel no Web Summit Lisboa discute impacto do sistema brasileiro de pagamentos instantâneos e seus desdobramentos internacionais
12/11/2025
CEOs explicam o futuro do ambiente organizacional com a IA agêntica e a possibilidade de colaboração entre as pessoas e as máquinas
12/11/2025