Futurecom 2024 começa hoje em SP: o que esperar do evento
Congresso de inovação e tecnologia tem como tema central a conectividade e as novas relações entre pessoas e máquinas
08/10/202411/10/2023
Por redação AIoT Brasil
A DocuSign, empresa da área de assinatura e gestão de documentos, divulgou os resultados do estudo “O estado da digitalização 2023: desafios e oportunidades nas empresas brasileiras”, desenvolvido pelo instituto IDC com o objetivo de compreender os desafios e oportunidades da transformação digital na América Latina e entender a adoção da tecnologia pelas empresas e sua influência.
“O levantamento indica o nível de maturidade tecnológica das companhias na América Latina e para a DocuSign, uma fomentadora da transformação digital no Brasil e no mundo, é muito importante entender quais são os potenciais do mercado Latam e como os líderes de TI priorizam suas ações e investimentos em tecnologia”, destaca Norbert Henry Carvalho Otten – Head Latam de Engenharia de Soluções.
Realizada no segundo trimestre de 2023 envolvendo mais de 370 organizações de variados setores e portes no Brasil e no México, a pesquisa encomendada pela DocuSign capturou insights de executivos de diferentes níveis – sendo 9% deles de conselho, 15% vice-presidentes, 50% diretores de área e 26% gerentes, responsáveis por decisões de investimento em Tecnologia da Informação (TI).
Segundo a empresa, o aumento da adoção de tecnologia nos últimos três anos levou as organizações a repensarem como continuar no caminho da transformação digital. Em abril de 2020, o IDC previu que as cadeias de suprimentos permaneceriam fortemente impactadas pela Covid-19 e enfrentariam uma recuperação econômica desacelerada, ao mesmo tempo em que observariam perdas de valor em moeda local em relação ao dólar.
A evolução das demandas empresariais na América Latina conduz a um aumento considerável nos gastos em tecnologia, superando as expectativas econômicas. Os investimentos em serviços de TI registram aumento de 7%, enquanto os gastos com software aumentam em 10%. O FMI projeta um crescimento moderado do PIB regional de 1,9% em 2023.
Em contraste, o Brasil se destaca com um crescimento de 12,9% nos gastos de empresas com TI, seis vezes superior ao do PIB. Estima-se que as cifras atinjam 27,4 bilhões de dólares até 2026, com 46% das organizações prevendo que até 2027, entre 26% e 49% de sua receita provirá de produtos e serviços digitais. Isso evidencia o reconhecimento do valor da TI em enfrentar desafios complexos.
Em relação aos recursos mais utilizados em diversas organizações, o estudo aponta uma tendência clara em direção à automação e gerenciamento eficiente. O CRM é líder com 78%, seguido pelo gerenciamento de despesas (75%), assinatura eletrônica (72%), gestão de benefícios (61%) e ERP (53%). Essas ferramentas são utilizadas para melhorar a produtividade e a colaboração nas empresas.
O relatório mostra ainda que 75% das organizações já experimentaram assinaturas eletrônicas sendo o uso mais baixo em PMEs (48%). Setores como Seguros, Educação e Manufatura lideram a implementação da ferramenta. “A assinatura eletrônica é um elemento importante nas rotinas colaborativas, bem como na otimização de fluxos e processos. Embora o nível de aplicação seja maior em grandes empresas, há oportunidade de crescimento entre as PMEs, com casos de uso orientados a áreas comerciais, dentre inúmeras funcionalidades”, afirma Richard Hudson, vice-presidente de vendas SMB da DocuSign.
#Digital First#DocuSign#instituto IDC#tecnologia da informação (TI)#transformação digital
Congresso de inovação e tecnologia tem como tema central a conectividade e as novas relações entre pessoas e máquinas
08/10/2024Pesquisa do Gartner indica que a maioria dos recursos deverá ser aplicada em IA, IA generativa e segurança cibernética
01/10/2024Conferência de dois dias dedicada a desenvolvedores apresentará as novidades da empresa e poderá ser assistida online
25/09/2024