AiotAiot


Dev the Devs oferece formação gratuita em tecnologia

Programa gaúcho pretende qualificar 1 mil estudantes da rede estadual de ensino em um curso virtual de desenvolvedor com duração de cinco meses

24/09/2021

Dev the Devs oferece formação gratuita em tecnologia
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Acaba de ser lançado no Rio Grande do Sul o programa Dev the Devs, que tem o objetivo de proporcionar formação em tecnologia a 1 mil estudantes da rede estadual de ensino, em uma iniciativa que reúne vários parceiros. O curso de desenvolvedor será virtual, com duração de cinco meses, e as aulas abordarão conceitos de computação, pensamento computacional, funcionamento abstrato de computadores, internet e impacto na programação de sistemas, conjunto de ferramentas e linguagens de programação para desenvolvimento de sistemas.

Com o apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) e do Inova RS, o programa é uma correalização do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), da Rede Gaúcha de Ambientes Inovadores (Reginp) e da Associação de Empresas de Tecnologia (Assespro-RS).

Jorge Audy, superintendente de inovação e desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, disse que a meta é transformar conhecimento em desenvolvimento, por meio da oferta de novas oportunidades aos jovens: “Com o Dev the Devs, queremos dar ainda mais força ao propósito de impacto social que rege nossas ações institucionais. Esperamos que estes mil jovens aproveitem ao máximo essa formação e se tornem profissionais de tecnologia no ecossistema de inovação gaúcho”, acrescentou.

Os responsáveis pelo programa citam dados da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação para destacar a expansão do mercado de TI no país, com expectativa de criação de 420 mil vagas de trabalho até 2024. “Apesar disso, a estimativa é de que 150 mil vagas deixem de ser preenchidas por falta de profissionais qualificados, e é nesse contexto que nasceu o Dev the Devs”, explicam.

Leany Lemos, presidente do BRDE, disse que o banco já apoia a inovação nas empresas, a aceleração de startups e a participação em fundos de investimentos no setor: “Agora, ao estabelecer essa parceria com a rede de parques tecnológicos, pretendemos deixar um legado importante e criar oportunidades para que os jovens possam acessar um mercado promissor, com demanda crescente de profissionais com essa qualificação inicial”.

As vagas serão divididas igualmente entre meninos e meninas, de acordo com as práticas de inclusão, e as inscrições ficam abertas até dia 5 de novembro. Para se inscrever, o estudante precisa estar logado no seu e-mail @educar.rs.gov.br para então acessar bit.ly/InscricaoDev. Mais informações podem ser obtidas no site do programa ou pelo e-mail devthedevs@educar.rs.gov.br.

TAGS

#conjunto de ferramentas#desenvolvimento de sistemas#formação gratuita em tecnologia#funcionamento abstrato de computadores#impacto social#linguagens de programação#pensamento computacional#programação de sistemas

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas