AiotAiot


Desenvolvedor brasileiro cria distribuição Linux para democratizar a IA

Batizada como JAX (Just Artificial Intelligence Extended), ela será uma distribuição baseada no openSUSE com IA pré-instalada

15/12/2023

Desenvolvedor brasileiro cria distribuição Linux para democratizar a IA
Tamanho fonte
Imagem: Gisselle Ruiz Lanza, diretora da Intel, ao lado do desenvolvedor Alessandro Faria

Por Daniel dos Santos

A inteligência artificial está em todos os lugares. Mas ela é uma tecnologia disponível para todos? Em entrevista ao programa Expresso Talks (que é exibido pelo AIoT Brasil), Amy Webb, polêmica escritora, futurista, professora da Universidade de Nova York e CEO do Future Institute Today, afirmou que tecnologias como o ChatGPT criam um novo tipo de exclusão digital entre quem tem dinheiro (pois, segundo ela, a versão boa não é grátis), e as pessoas que não têm.

Com o objetivo de democratizar o acesso à inteligência artificial, o desenvolvedor Alessandro Faria (mais conhecido como Cabelo), fundador da Oiti e Intel Software Innovator, afirmou durante o evento Intel Powerhouse (realizado recentemente em São Paulo) que lançará no primeiro semestre de 2024 uma distribuição Linux com foco em recursos de IA.

“Falamos sobre oneAPI, de OpenVino, mas quem não é programador, como utiliza de verdade a IA?  Como desenvolvedor open source, estou criando uma distribuição Linux que bastará você plugar no seu computador e dar um boot pelo pendrive”, explica o especialista.

Segundo ele, será só fazer o download gratuito, colocar em um pendrive e espetar no notebook. “Esta distribuição terá tudo configurado para que a pessoa utilize a inteligência artificial, tanto para a geração de imagem como para LLM, um ChatGPT da vida. Você rodará tudo local no seu computador”, explica.

Batizada como JAX Linux (Just Artificial Intelligence Extended), ela será uma distribuição  Linux baseada no openSUSE com IA pré-instalada. E será compatível inclusive com equipamentos antigos. “O espírito do Linux é esse, ter algo que rode em qualquer máquina. O meu papel é tornar isso acessível a todos”, explica.

“Dando um pouco de spoiler, eu ia limitar essa IA apenas a textos. Mas agora já estou implementando também recursos para imagem”, conta. Outro recurso que estará disponível na JAX será a tradução simultânea de idiomas, para que pessoas que falem línguas diferentes possam conversar com tranquilidade. “E até o lançamento teremos mais novidades. É um projeto muito dinâmico”, completa.

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas