Avanço dos robôs industriais preocupa trabalhadores chineses
Problema maior é a falta de qualificação dos operários para operar as máquinas inteligentes de última geração
22/11/202412/08/2024
Por Ricardo Marques da Silva
Um sistema robótico desenvolvido pela empresa norte-americana Perceptive, que tem sede em Boston, realizou o primeiro tratamento dentário inteiramente automatizado já registrado no mundo. O “dentista robô” utiliza inteligência artificial e imagens avançadas em 3D para escanear a boca do paciente e completar o procedimento com a ajuda de um braço mecânico, a fim de aumentar a precisão e a eficiência do trabalho odontológico, que incluiu obturações e coroas.
Para o desenvolvimento de seus sistemas robóticos, a Perceptive conseguiu aproximadamente US$ 30 milhões em financiamento e conta com o apoio de investidores de peso, entre os quais o dentista Edward Zuckerberg, pai do dono da Meta, Mark Zuckerberg; Innospark Ventures, KdT Ventures, Primavera Capital, Plaisance Capital e Y Combinator. A empresa também mantém parcerias com a Harvard School of Dental Medicine e o Forsyth Institute da American Dental Association.
De acordo com a Perceptive, o sistema de robótica orientado por IA usa dados volumétricos em 3D para o planejamento do tratamento, permitindo diagnósticos mais precisos. O procedimento começa com uma varredura de coerência óptica (OCT) do dente e da boca do paciente, com o uso de um scanner intraoral que captura imagens 3D abaixo da linha da gengiva e sob a superfície do dente.
Em seguida, são aplicados algoritmos de IA para analisar os dados e planejar o tratamento. “Com a automatização desses procedimentos, os dentistas podem diagnosticar e tratar um número maior de pacientes, com mais qualidade e em menos tempo, reduzindo a necessidade de trabalho manual e minimizando as chances de erro humano”, afirmou a empresa.
German Galluicci, da Harvard School of Dental Medicine, acrescentou: “A tecnologia da Perceptive atinge uma taxa de precisão de mais de 90% para detectar cáries sem a radiação ionizante associada aos raios X tradicionais e scanners CBCT — uma melhoria em relação à precisão de aproximadamente 40% dos raios X 2D. Isso garante diagnósticos mais seguros e precisos, melhorando o atendimento e a segurança do paciente”.
De acordo com a Perceptive, no futuro, o uso de dentistas robóticos permitirá a colocação de uma coroa em apenas 15 minutos. A empresa ressalvou que o sistema apresentado agora e o scanner intraoral “estão atualmente em fase de desenvolvimento”.
#braço robótico#dentista robô#IA#imagens em 3D#sistemas robóticos
Problema maior é a falta de qualificação dos operários para operar as máquinas inteligentes de última geração
22/11/2024Nova solução se destina à automação industrial e opera com infraestrutura de computação em borda e nuvem
04/11/2024Empresa californiana disse que foram incorporados avanços significativos em IA, visão computacional e sensores
30/08/2024