AiotAiot


De olho em IA generativa e IoT, MediaTek lança Genio 720 e Genio 520

Novas plataformas chegam com a promessa de processamento de borda mais rápido, baixo consumo de energia e recursos multimídia avançados

14/03/2025

De olho em IA generativa e IoT, MediaTek lança Genio 720 e Genio 520
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil
A MediaTek lançou suas plataformas IoT de alto desempenho edge-AI, Genio 720 e Genio 520, na Embedded World, feira de sistemas embarcados realizada recentemente em Nuremberg, na Alemanha. Essas novas adições à série de chipsets Genio são compatíveis com os mais recentes modelos de IA generativa, interface homem-máquina (HMI), multimídia e recursos de conectividade para dispositivos IoT inteligentes, que podem ser utilizados em produtos domésticos, industriais e comerciais.

Segundo a empresa, o Genio 720 e o Genio 520 oferecem excelente desempenho na borda da rede, permitindo até 10 TOPS (Trilhões ou Tera Operações por Segundo) com uma unidade de processamento neural (NPU) integrada de 8ª geração da MediaTek. Essa NPU oferece aceleração de hardware completa para modelos transformadores e convolucionais (CNN) de redes neurais.

Além disso, o Genio 720 e Genio 520 oferecem desempenho de memória aprimorado com até 16 GB de memória LPDDR5 para suportar modelos de linguagem grandes (LLM) otimizados para a borda com uso intensivo de dados, como Llama, Gemini, Phi e DeepSeek, e também permitem acelerar tarefas de IA generativa.

“As plataformas Genio 720 e Genio 520 facilitarão uma nova era de inovação em IoT com capacidades de IA generativa poderosas, eficientes no dispositivo, oferecendo uma experiência de usuário perfeita que também garante a privacidade dos dados”, afirma CK Wang, gerente geral do grupo de negócios de IoT da MediaTek. “Com nossa integração do NVIDIA TAO e de modelos de IA amplamente utilizados para aplicações de inteligência artificial na borda, os desenvolvedores podem escalar seus designs em diferentes produtos e formatos, desde displays inteligentes para varejo até sofisticadas aplicações de interface homem-máquina industriais”, completa o executivo.

Construídos em um processo de 6 nm, o Genio 720 e o Genio 520 integram uma CPU de oito núcleos com dois processadores Arm Cortex-A78 e seis processadores Cortex-A55 para otimizar o desempenho e a eficiência energética. Essas plataformas IoT são otimizadas para uso de baixa energia, tornando-as adequadas para dispositivos móveis que exigem designs sem ventoinha e operação alimentada por bateria.

As plataformas Genio 720 e Genio 520 têm como foco displays comerciais, terminais de autoatendimento, sistemas de ponto de venda (PDV) inteligentes, aplicações HMI e outras aplicações interativas ou de múltiplas janelas. O design unificado de hardware e software dessas plataformas IoT facilita aos desenvolvedores escrever uma vez e executar em qualquer lugar, ao mesmo tempo em que oferece a oportunidade de personalização para atender às necessidades específicas das aplicações.

As plataformas Genio 720/520 também são compatíveis com OSM (Open Standard Module) com designs de referência que garantem a potência e a integridade do sinal, o que reduz significativamente o ciclo de desenvolvimento dos usuários em OSM. Os parceiros da MediaTek planejam lançar soluções OSM baseadas em Genio 720/520 no segundo semestre do ano.

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas