Univesp anuncia seu primeiro bacharelado gratuito em IA
Curso online da universidade pública paulista tem quatro anos de duração e as inscrições ficam abertas até 11 de março
06/02/202610/02/2026

Por redação AIoT Brasil
De olho na falta de mão de obra na área de IA, a Indicium, consultoria global especializada em dados e inteligência artificial, abriu inscrições para uma nova edição do Lighthouse, seu programa remunerado de formação intensiva voltado a profissionais em início de carreira ou em transição de área. Criado há seis anos, o Lighthouse chega a 2026 em um novo formato, ampliando o acesso à formação técnica e reforçando seu papel como programa remunerado de desenvolvimento de talentos em dados e IA. As inscrições ficam abertas até 27 de fevereiro.
“O Lighthouse nasceu para enfrentar um descompasso estrutural do mercado: a alta demanda por profissionais experientes em dados e IA e a escassez de caminhos consistentes para quem quer ingressar na área”, afirma Daniel Avancini, cofundador e Chief Data & AI Officer (CDAIO) da Indicium. Um dos criadores do programa, ele destaca que a iniciativa já nasceu com foco em inclusão e diversidade, com 50% das vagas reservadas para mulheres e um modelo remoto de alcance nacional.
Com duração de seis meses, o Lighthouse combina formação técnica aprofundada, desenvolvimento comportamental, mentorias estruturadas e atuação prática em projetos reais da Indicium, que soma mais de 1.000 projetos concluídos na área para grandes empresas como Burger King, Volvo, Pepsico e Copa Energia.
Além disso, o programa oferece remuneração mensal para os participantes selecionados. O modelo foi desenhado para permitir que pessoas de diferentes contextos socioeconômicos ingressem na área de dados com segurança financeira, ao mesmo tempo em que constroem experiência prática em ambientes de alta complexidade.“Ao remunerar talentos para aprender e atuar em projetos, conseguimos formar profissionais prontos para os desafios concretos das empresas, não apenas para o discurso técnico”, complementa Avancini.
Desde sua criação, o programa já formou 265 profissionais de todo o país, com um índice médio de efetivação superior a 76%. Atualmente, cerca de 30% do time da Indicium é composto por ex-participantes do Lighthouse, muitos deles atuando em projetos estratégicos não apenas no Brasil, mas também no exterior em um dos escritórios da empresa nos Estados Unidos e Europa.
#curso#dados#educação#emprego#mulheres#mulheres em TI#trabalho

Curso online da universidade pública paulista tem quatro anos de duração e as inscrições ficam abertas até 11 de março
06/02/2026
Resultado de uma parceria do Santander com a Dio, o programa vai capacitar profissionais em análise de dados e automação de tarefas
03/11/2025
Competição desafiou desenvolvedores a encontrar soluções de IA para problemas reais do país, e a dupla vencedora recebeu um prêmio de R$ 20 mil
31/10/2025