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Copa do Mundo: FIFA usa IA para apontar impedimentos

Inteligência artificial utilizada no VAR combina rastreamento da bola e do corpo dos jogadores e cria alerta automatizado

24/11/2022

Copa do Mundo: FIFA usa IA para apontar impedimentos
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Imagem: reprodução site da FIFA

Por redação AIoT Brasil

Um dos assuntos mais polêmicos no mundo do futebol, o VAR (sistema eletrônico de apoio à arbitragem, e que gerou protestos por parte da Argentina na derrota para a Arábia Saudita), ganhou inteligência artificial para apontar impedimentos.

O sistema emite um alerta de impedimento automatizado para a equipe de arbitragem e utiliza animação 3D para tentar melhorar comunicação com público no estádio e telespectadores
Segundo a FIFA, a tecnologia de impedimento semiautomatizada oferece uma ferramenta de suporte para os árbitros de vídeo e os árbitros em campo para ajudá-los a tomar decisões sobre impedimentos mais rapidamente e “precisamente”.

A nova tecnologia usa 12 câmeras de rastreamento montadas sob o teto do estádio para rastrear a bola e até 29 pontos de dados de cada jogador, 50 vezes por segundo, calculando sua posição exata em campo. Os 29 pontos de dados coletados incluem todos os membros e extremidades que são relevantes para marcações de impedimento.

E a Al Rihla, a bola oficial da adidas para a Qatar-2022, traz um sensor de unidade de medição inercial (IMU). Este sensor, posicionado no centro da bola, envia dados dela para a sala de operação de vídeo.

Ao combinar os dados de rastreamento de membros e da bola e aplicar inteligência artificial, a nova tecnologia fornece um alerta de impedimento automatizado para os árbitros de vídeo dentro da sala de operação de vídeo sempre que a bola for recebida por um atacante que estava em posição de impedimento no momento que a bola foi tocada por um companheiro de equipe.

Mas antes de informar o árbitro em campo, os árbitros em vídeo validam a decisão proposta, verificando manualmente o ponto de chute selecionado automaticamente e a linha de impedimento criada automaticamente, que é baseada nas posições calculadas dos membros dos jogadores.

Após a decisão ser confirmada pelos árbitros em vídeo e pelo árbitro em campo, os mesmos pontos de dados posicionais que foram usados para tomar a decisão são então gerados em uma animação 3D que detalha a posição dos membros dos jogadores no momento em que a bola foi tocada. Essa animação 3D, será exibida nos telões do estádio e também será disponibilizada aos parceiros de transmissão da FIFA para informar os espectadores da maneira mais clara possível.

De acordo com a FIFA, o fluxo de trabalho da tecnologia de impedimento semiautomatizado e da tecnologia de bola conectada foram testados com sucesso em vários eventos de teste e ao vivo em torneios da FIFA, incluindo a Copa do Mundo FIFA de Clubes de 2021.

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#arbitragem#Copa do Mundo#FIFA#IA#impedimento#inteligência artificial#VAR

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