AiotAiot


Controle suas portas de qualquer lugar do mundo

Fechadura YMC 420 W pode ser aberta remotamente por meio de um app para  celular ou fisicamente por biometria, chave, cartão, senha ou comando de voz

19/02/2024

Controle suas portas de qualquer lugar do mundo
Tamanho fonte

Por Daniel dos Santos

Você vai viajar e estoura um cano em sua casa. A empregada precisa limpar seu apartamento e você esqueceu de deixar a chave. Saiu de casa correndo e não lembra se trancou ou não a porta, quer controlar melhor o acesso a sua empresa… Essas e muitas outras situações podem ser resolvidas de qualquer lugar do mundo com a nova fechadura Yale YMC 420 W, dispositivo que funciona conectado à internet e pode ser controlado por meio de um aplicativo para smartphone.

O Combo (que inclui a fechadura e o acessório Yale Connect Hub) foi enviado pela empresa para avaliação pelo AIoT Brasil e mostrou ser bem flexível e cheio de recursos quando o assunto é controlar a fechadura. Além do aplicativo, o morador pode usar comandos de voz para os equipamentos da Amazon com Alexa, equipamento Google Home, sua impressão digital, senha, cartão de proximidade ou até a boa e velha chave.

No caso do uso de assistentes pessoais como os Echo da Amazon, por questões de segurança, o controle de abertura por comando de voz vem desabilitado como padrão e, mesmo após habilitá-lo, além do comando, é preciso dizer uma senha para que a porta seja aberta. Isso evita, por exemplo, que alguém chegue na janela da sua casa e simplesmente diga “Alexa, abrir a porta” (ou algo parecido) e tenha acesso à casa.

Integração com Alexa para abertura da fechadura: senha extra para evitar acessos indesejados

Para configurar os recursos, a fechadura traz um teclado numérico com um guia por voz em três idiomas, incluindo o português, destinado à inclusão de novos usuários e senhas. Basta seguir as instruções que a voz passa. No nosso teste o equipamento veio configurado em inglês, mas para quem entende esse idioma fica fácil alterar a língua falada.

Para quem pretende utilizar o dispositivo em locais com várias pessoas, como uma empresa, por exemplo, a fechadura permite cadastrar até 250 senhas, 250 biometrias e até 250 cartões de proximidade. O produto conta com o aplicativo Yale Connect, que pareado com o Yale Connect Hub, assume o controle a distância de fechaduras e permite controlar até 16 fechaduras digitais (ou seja, várias portas na mesma casa).

Yale Connect Hub: até 16 fechaduras/portas conectadas 

Pelo aplicativo é possível, por exemplo, adicionar convidados, que são pessoas próximas ou prestadores de serviço que terão acesso à sua casa em datas e horários determinados. Nos dias agendados pelo aplicativo, é só o convidado inserir a senha atribuída que a porta será aberta.

E se a pessoa aparecer fora do horário determinado, não conseguirá acesso. A fechadura também registra os usuários e horários em que foi aberta ou trancada, com o nome e o sistema usado para desbloquear a porta (chave, impressão digital, senha…).

Mas vale lembrar que, como o dispositivo depende da conexão à internet, caso caia seu acesso ou mesmo acabe a luz da casa, as funções de controle remoto não funcionarão. Já a fechadura, que usa quatro pilhas pequenas, continuará funcionando normalmente para os comandos físicos (impressão digital, chave, senha…). E a fechadura avisa quando a energia das pilhas está acabando.

Uma dica: também vale cadastrar ou utilizar mais de uma forma de acesso para evitar problemas. Durante testes que fizemos com o equipamento, houve dias em que o leitor de biometria não reconheceu a minha digital, mas como eu havia cadastrado também uma senha de usuário, consegui entrar sem problemas em casa.

Apesar de ser plenamente possível realizar a instalação por conta própria, quem não é muito chegado em coisas como furadeiras e serra copo (aquela redonda utilizada para fazer os furos grandes para o encaixe da fechadura na porta) pode recorrer à rede de instaladores certificados pela Yale e evitar algumas horas de trabalho ou mesmo acidentes… Agora, se você tem espírito de “marido de aluguel”, é só seguir o manual rápido de instruções para poder comandar as portas de sua casa de qualquer lugar do planeta.

Combo Yale YMC 420 W
Pontos positivos: várias opções de controle, conexão via internet, controle por smartphone, permite o cadastro de 250 senhas, conectividade com Alexa e Google Home, hub para controle de até 16 fechaduras
Ponto negativo: com todos esses cursos, seu preço sugerido fica em R$ 2.333,18

Ficha técnica
Tipos de porta: madeira e metal
Espessura da porta em mm: 30 a 70
Dimensões: AxLxP em mm. Parte externa: 196 x 74 x 24 | Parte interna: 185 x 74 x 24
Acabamento: preto fosco com detalhes em cromo acetinado
Mecanismo: embutir – lingueta e trinco reversível
Entrada para bateria externa Mini USB
Tipo de abertura: senha numérica, impressão digital, cartão, chave de segurança ou App Yale Connect (opcional)
Número de usuários: até 250 senhas, até 250 biometrias e até 250 cartões
Leitor de impressão digital: tipo scanner
Teclado: fibra de vidro, sensível ao toque
Tranca: Manual ou automática
Alarmes: Alerta de violação, intrusão
Guia de voz Inglês, espanhol e português
Integração com dispositivos móveis: sim, possui módulo de comunicação Zigbee integrado
Garantia: 24 meses

TAGS

#app#casa conectada#casa inteligente#fechadura biométrica#fechadura digital#internet das coisas#Internet das Coisas (IoT)#IoT#smartphone#Yale

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas