AiotAiot


Como a IA pode ajudar as PMEs a serem mais eficientes em 2026

Microsoft indica algumas das possibilidades de uso do Copilot nos processos mais comuns no dia a dia das empresas

05/01/2026

Como a IA pode ajudar as PMEs a serem mais eficientes em 2026
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Em 2025, o uso de inteligência artificial se consolidou como um recurso estratégico ao alcance de empresas de todos os portes, graças à capacidade de organizar tarefas e fornecer ideias e insights com base em dados. Entre as várias ferramentas disponíveis atualmente, uma das mais práticas é o Copilot, da Microsoft, integrado a aplicativos como Word, Excel e Outlook, o que torna mais fácil a utilização em diferentes áreas de negócios.

Para os empreendedores que querem entender melhor as formas de aplicação da IA no dia a dia, a Microsoft oferece o curso gratuito FluêncIA para Pequenos e Médios Negócios, disponível no YouTube. A empresa também criou um conteúdo detalhado para explicar como usar o Copilot nos aplicativos do Microsoft 365.

De acordo com a Microsoft, qualquer que seja o objetivo, é importante construir um prompt de IA completo com informações sobre o negócio, definir uma base de dados robusta e fornecer instruções completas para o bot. A partir daí, fica mais simples obter a ajuda necessária para cada demanda da empresa.

Em relação à organização financeira, por exemplo, é possível montar uma planilha em poucos passos: “Basta pedir ao Copilot para que crie algo personalizado para o seu negócio. Ele dará uma explicação de como fazer e utilizar essa planilha ou fornecerá um arquivo pronto”, explica a Microsoft. Para criar um modelo personalizado de planilha financeira, deve-se incluir todos os campos para controles de custos, receitas e o que mais for relevante para o negócio.

No planejamento estratégico, com metas e estratégias definidas, o Copilot pode ajudar a fazer um esboço de plano com base nas características do negócio. “Se a empresa já tem um controle financeiro organizado, é possível usar a capacidade de análise de dados da IA para gerar insights ainda mais valiosos para o negócio”, diz a Microsoft. É simples, por exemplo, criar um plano de metas para a empresa em 2026 com foco em aumento de vendas e redução de custos.

Na organização de tarefas, o Copilot integrado aos aplicativos do Microsoft 365 pode ajudar a elaborar um cronograma semanal com base nos eventos do Outlook ou nas reuniões do Teams, assim como relacionar compromissos ou capturar a tela da agenda no aplicativo.

A Microsoft também indica a ferramenta de IA para o desenvolvimento de um plano de marketing digital em empresas que não possuem equipes especializadas: “Com instruções detalhadas, o Copilot pode criar ideias de campanhas e publicações nas redes sociais com base em objetivos estratégicos, tipo de negócio e tom da marca. Um exemplo de prompt: com base no plano de metas para 2026, faça sugestões de uma campanha de marketing e posts nas redes sociais para atrair novos clientes para a empresa. Utilize um tom amigável e destaque mensagens como preço competitivo e qualidade artesanal dos produtos. Faça sugestões específicas para plataformas como Instagram e TikTok”, sugere a Microsoft.

Além disso, o Copilot pode ajudar o empreendedor a antecipar tendências com base em acontecimentos relevantes, na movimentação do mercado ou em outros fatores, graças à sua capacidade de análise de dados. A Microsoft dá um exemplo de prompt: “Sou dono de uma agência que faz festas de aniversários, comemorações e eventos corporativos. Com base no lançamento de filmes, séries e outros elementos da cultura pop, sugira temas no primeiro semestre de 2026 para que eu possa oferecer aos meus clientes”.

TAGS

#inteligência artificial#organização de tarefas#organização financeira#planejamento estratégico#PMEs

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas