Agentes inteligentes: quando a IA aprende empatia
Longe de representar um caminho de desumanização do atendimento, o avanço da IA está ancorado em uma perspectiva mais humana:
09/06/202502/03/2022
Por Eliel Andrade*
O avanço da tecnologia vem estimulando cada vez mais o investimento em métodos inovadores e disruptivos para os negócios. Com a quinta geração da conexão de rede móvel e banda larga desembarcando em todo o mundo, as possibilidades crescem bastante, uma vez que sua maior velocidade e baixa latência possibilitam a ascensão de tecnologias que demandam a transmissão de um grande volume de dados.
Embora não sejam novidades, a Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT) são dois exemplos de soluções vantajosas para as indústrias e para os consumidores, que poderão ser adotadas e integradas com maior assiduidade ao dia a dia das pessoas. São elas que promovem o aumento de desempenho em diferentes tipos de sistemas, oferecendo aos negócios benefícios como assegurar maior eficiência e inteligência na análise e aplicação de dados, bem como a capacidade de utilizar dispositivos que geram e capturam informações com muito mais facilidade.
Como resultado, é ocasionado um aumento exponencial no tráfego de dados, o que exige mais robustez por parte das infraestruturas de conectividade e de soluções em nuvem, além dos próprios data centers. Dessa forma, planejar o desenvolvimento de uma infraestrutura tecnológica que possua capacidade técnica suficiente é primordial para que o desenvolvimento das tecnologias disruptivas se torne realidade e apresente efeitos significativos aos negócios.
Entre os elementos indispensáveis atualmente, podem ser mencionados os data centers neutros. Essa neutralidade, por sua vez, é um benefício oferecido pelos provedores de serviços de Colocation para assegurar a estabilidade dos sistemas, afinal, suas estruturas não estão vinculadas, de modo exclusivo, a uma única operadora de telecomunicação e/ou provedor de internet. Por esse motivo, tal configuração assegura maior diversidade e flexibilidade aos contratantes de escolherem o fornecedor que melhor atende sua demanda.
Os benefícios na prática
A inteligência artificial executa análises avançadas e técnicas com base em lógica para interpretar situações, apoiar e automatizar decisões e realizar ações. Isso inclui o machine learning (ou aprendizado de máquina), que prevê essas decisões e ações a partir de dados já identificados.
Para os negócios, a aplicação da IA em maior escala desencadeia uma ampla gama de possibilidades de avanços e, quando integrada à IoT, é formada a base de sustentação da Indústria 4.0. Nesse sentido, a aplicação de automação e de tecnologia da informação à produção industrial permite que as máquinas desempenhem funções altamente complexas. Entre as possibilidades, estão:
Em função desses benefícios, a aplicação da inteligência artificial em maior escala viabiliza a oferta de experiências personalizadas e exclusivas, provocando a quebra de paradigmas e a disposição de serviços com desempenhos cada vez melhores. Da mesma maneira, quando combinados com a neutralidade das infraestruturas do cloud computing e dos data centers, esses serviços ganham estabilidade e resiliência, impedindo a ocorrência de interrupções e assegurando maior diversidade e flexibilidade aos contratantes.
As características dessa nova era digital são fatores determinantes para o sucesso das operações nos negócios. Soluções baseadas em IA e IoT revolucionam – em diferentes frentes – a forma como os negócios ocorrem de forma autônoma e remota, sendo potencializadas tanto em razão do 5G quanto pela robustez de Data Centers neutros.
*Eliel Andrade é gerente de produtos da Odata, provedora brasileira de serviços de data center
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