Alinhamento entre TI e sustentabilidade avança nas empresas
O cenário é positivo, mas apenas 23% das organizações brasileiras usam IA como motor de decisões ambientais de forma centralizada
05/12/202515/10/2025

Por redação AIoT Portugal
Começa amanhã no auditório do Pavilhão de Portugal, em Lisboa, o B9+ European Digital Summit, evento promovido pela Confederação Empresarial de Portugal (CIP) em parceria com a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), para a discussão de temas como inteligência artificial e competitividade digital. Na mesma data e até o dia 17, será realizada na capital portuguesa a reunião do D9+, um grupo de países europeus tecnologicamente avançados, atualmente presidido por Portugal, que se dedica à regulamentação das tecnologias digitais.
O B9+ European Digital Summit se estenderá até sexta-feira, dia 17, e tem o apoio de empresas como Amazon, IBM, Google e Microsoft, além da participação de 12 confederações empresariais que pretendem debater o futuro digital da União Europeia. Três questões principais estarão no centro das discussões: como utilizar a IA a favor do crescimento econômico e social, como simplificar a regulamentação sem travar a inovação e como tornar a Europa mais competitiva em tecnologias digitais.
“Este é um momento crítico para que os países da União Europeia, e particularmente Portugal, enfrentem a fratura entre conhecimento científico e aplicação empresarial”, disse Rafael Alves Rocha, diretor-geral da Confederação Empresarial de Portugal, ao portal Hipersuper. “Há um capital humano a necessitar de requalificação urgente e uma necessidade de a União Europeia apoiar iniciativas que promovam o crescimento de grandes empresas tecnológicas no espaço europeu”, acrescentou.
De acordo com o presidente da CIP, a realização simultânea do European Digital Summit e da reunião interministerial D9+ em Lisboa representa uma oportunidade estratégica para Portugal: “É fundamental que em todos os países da União Europeia sejam lançadas iniciativas com foco na formação, na transferência de conhecimento e na governança sólida dos grupos empresariais para criar vantagens competitivas duradouras que distingam as empresas europeias no mercado global”, afirmou.
Rocha também adiantou que durante o evento a CIP lançará o movimento “AI Nation Portugal”, uma iniciativa que pretende reunir empresas, startups, universidades e o governo numa plataforma de capacitação e transferência de conhecimento para acelerar a adoção da IA no país.
Na sessão de abertura do evento, amanhã, dia 16, às 10 horas, estarão presentes Paulo Magro da Luz, secretário de Estado para a Simplificação; Alexandre Santos, presidente da Startup Portugal, e Armindo Monteiro, presidente da CIP. Na sequência, haverá o painel “O futuro da competitividade digital europeia”, com a participação de Sofia Moreira de Sousa, representante da Comissão Europeia em Portugal; Julie Valente, diretora sênior de parcerias e iniciativas estratégicas da Microsoft, e Arthur Jordão, diretor executivo da Europe Startup Nations Alliance.
A programação completa e mais informações estão no portal da CIP, onde também podem ser feitas as inscrições.

#competitividade digital#inteligência artificial#Lisboa#regulamentacao#tecnologias digitais

O cenário é positivo, mas apenas 23% das organizações brasileiras usam IA como motor de decisões ambientais de forma centralizada
05/12/2025
À medida que a tecnologia elimina empregos, cresce a procura por especializações em áreas nas quais o trabalho humano é insubstituível
04/12/2025
Índice criado pelo MIT também calculou que esses empregos correspondem a até US$ 1,2 trilhão em salários em setores como RH, finanças e saúde
02/12/2025