Entidades do setor criativo buscam diálogo com empresas de IA
Comunicado conjunto defende a propriedade intelectual e o direito autoral e afirma que a IA “não pode ser um território sem lei”
20/02/202620/02/2026

Por redação AIoT Brasil
Quanto eu vou melhorar o desempenho dos meus negócios se adotar inteligência artificial? Essa é a pergunta que muitas empresas têm feito nos últimos anos. Afinal, é preciso ter números e resultados para não ficar apenas no hype. No caso da MDS Brasil, grupo multinacional de corretagem de seguros, houve um aumento de 750% no número de arquivos financeiros processados por dia, conciliações realizadas dez vezes mais rápido e 97,6% de precisão nos dados financeiros, patamar muito acima do que tradicionalmente se observa no mercado.
“A solução desenvolvida com a IBM e a CXP foi decisiva para automatizar um processo crítico do negócio, liberando nossas equipes para se concentrarem em atividades mais estratégicas e de maior valor agregado”, explica Raphael Luna, diretor executivo de TI da MDS Brasil, empresa que vive um momento de transformação digital com foco em eficiência, precisão e escalabilidade.
IBM e a integradora CXP implementaram uma solução de automação e inteligência artificial (IA) que transformou o processo de conciliação de demonstrativos financeiros. A iniciativa gerou ganhos significativos de escala e precisão, redução de custos operacionais e maior previsibilidade para o negócio.
Atuando em um ambiente complexo que exige o processamento de grandes volumes de dados provenientes de diversas seguradoras, a MDS enfrentava desafios relacionados à precisão e à conciliação manual. Para atingir um novo nível de desempenho, a IBM, em conjunto com a CXP, desenhou uma solução baseada em IBM Robotic Process Automation (RPA) e no IBM Document Processing Engine (DPE), com tecnologia de IA, hospedada na IBM Cloud e integrada a um banco de dados SQL Server.
Essa combinação permite a extração automática de dados, a aplicação de regras de negócio para padronização e classificação, validação em tempo real e armazenamento centralizado das informações, além da geração de relatórios analíticos e dashboards que aumentam a visibilidade do processo e aceleram a tomada de decisão.
A arquitetura desenvolvida possibilita a extração inteligente de dados a partir de demonstrativos emitidos por múltiplas seguradoras, acelerando significativamente o processo e reduzindo drasticamente o tempo de execução. Com a automação inteligente, além de alcançar maior precisão e eficiência operacional, a MDS passa a oferecer a seus clientes acesso mais rápido a informações financeiras consolidadas e análises abrangentes, fortalecendo sua capacidade de resposta e ampliando sua vantagem competitiva no mercado.
“O uso combinado de RPA e automação inteligente de documentos demonstra o poder da IA aplicada a processos operacionais complexos. Essa parceria com a MDS e a CXP é um exemplo de como a tecnologia da IBM pode acelerar a transformação dos negócios, gerar rápido retorno sobre o investimento e escalar de forma inteligente”, afirma Fabricio Lira, diretor de IA e Dados da IBM Brasil.

Comunicado conjunto defende a propriedade intelectual e o direito autoral e afirma que a IA “não pode ser um território sem lei”
20/02/2026
AI Impact Summit reúne até sexta-feira dezenas de chefes de Estado e representantes das principais empresas de tecnologia do mundo
19/02/2026
Novo chip de 6 nm permite que equipamentos de baixo custo processem IA generativa localmente, atendendo setores como educação, saúde e indústria
18/02/2026