AiotAiot


Cleveland Clinic terá computador quântico da IBM

Parceria tem o objetivo de acelerar o ritmo das descobertas em saúde e ciências da vida nos próximos dez anos

16/04/2021

Cleveland Clinic terá computador quântico da IBM
Tamanho fonte
Com sede em Cleveland, o centro médico coordena 19 hospitais nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Emirados Árabes/Divulgação Cleveland Clinic

Por redação AIoT Brasil

A Cleveland Clinic, um centro médico e acadêmico norte-americano, será a primeira instituição privada no mundo a receber um computador quântico de altíssimo desempenho, com tecnologia IBM. A instalação do sistema de última geração faz parte de uma parceria que deverá se estender pelos próximos dez anos e envolve o fornecimento de tecnologias de inteligência artificial e nuvem híbrida, para que a clínica possa acelerar as descobertas nas áreas de medicina e ciências da vida.

Integrado ao programa Discovery Accelerator, o supercomputador quântico ficará no novo Centro Global para Pesquisa de Patógenos e Saúde Humana e ajudará a construir uma infraestrutura dedicada a pesquisas avançadas em genômica, transcriptômica de célula única, saúde populacional, aplicações clínicas e descoberta de produtos químicos e medicamentos. Com sede no estado de Ohio e fundada em 1921, a Cleveland Clinic tem mais de 70 mil funcionários, entre os quais 4.600 médicos e pesquisadores, e oferece atendimento clínico e hospitalar, pesquisa e educação. O centro foi pioneiro em várias inovações médicas, como as cirurgias de revascularização do miocárdio, e fez o primeiro transplante de face nos Estados Unidos.

O médico Tom Mihaljevic, presidente da clínica, disse que as novas tecnologias computacionais vão ajudar a revolucionar as descobertas nas ciências biológicas: “O Discovery Accelerator permitirá que nossas equipes construam uma infraestrutura digital voltada para o futuro e ajudem a transformar a medicina, enquanto treinam a força de trabalho e, potencialmente, desenvolvem nossa economia. Por meio dessa colaboração inovadora, temos uma oportunidade única de dar vida ao futuro”, afirmou.

Leia também:
SulAmérica atinge 3,5 mi de atendimentos com IBM Watson

Burger King usa Watson e Whatsapp no combate à covid

Como a IA ajuda as organizações a acelerar suas jornadas

Em comunicado, a IBM explicou que a parceria combinará as tecnologias de próxima geração da companhia com a experiência da clínica em saúde e ciências da vida para tornar a descoberta científica mais rápida, com escopo maior do que nunca. “A pandemia de covid-19 gerou uma das maiores corridas da história da descoberta científica, com agilidade e velocidade sem precedentes. Ao mesmo tempo, a ciência está passando por uma mudança própria, com computação de alto desempenho, nuvem híbrida, big data, IA e computação quântica sendo usadas de novas maneiras para quebrar gargalos de longa data”, disse Arvind Krishna, presidente e CEO da IBM.

Além de um sistema quântico local, a Cleveland Clinic também terá acesso à estrutura de mais de 20 sistemas semelhantes da IBM, acessíveis pela nuvem. Entre as tecnologias a serem oferecidas à clínica estarão também o RoboRXN, uma plataforma baseada em nuvem que combina modelos de IA e robôs para ajudar os cientistas a projetar e sintetizar novas moléculas remotamente, e a IBM Functional Genomics Platform, que usa novas abordagens para a pesquisa de genomas virais e bacterianos.

TAGS

#Cleveland Clinic#computador quantico IBM#covid-19#Discovery Accelerator#genomica#IBM Functional Genomics Platform#inteligência artificial#nuvem hibrida#RoboRXN#saude populacional

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas