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21/11/202405/10/2023
Por Fabiana Macedo
Durante o evento Google Cloud Summit, realizado hoje em São Paulo, o Google mostrou todo o seu “apetite” pelo mercado de inteligência artificial. Em seu keynote, a presidente da área de Google Cloud, Adaire Fox-Martin (à esquerda), destacou a importância da IA na estratégia de negócios da empresa, com destaque para a IA generativa.
“Nossos clientes estão usando IA generativa para escrever e projetar conteúdo, para sintetizar informações, para automatizar processos de negócios e para construir experiências incríveis para seus clientes, tudo isso na busca pela transformação de seus negócios. Organizações aqui no Brasil estão construindo soluções com IA para melhorar a qualidade de vida de milhões de moradores. O fato é que, embora ainda estejamos nos primórdios dessa tecnologia, as organizações já estão obtendo um valor significativo”, explicou a executiva.
A demanda por soluções de IA é tão grande que os CIOs/CTIOs estão sentindo isso na pele. Segundo um estudo realizado pela IDC Brasil a pedido do Google Cloud e divulgado no evento, mais de 80% das lideranças de TI se sentem pressionadas a implementar e utilizar novas tecnologias, com destaque para computação na nuvem e inteligência artificial.
O estudo ouviu 120 lideranças de TI no país em empresas de grande porte – desde superintendentes a CTIOs – para analisar o papel desses profissionais e sua importância nas estratégias das empresas.
O levantamento mostra que, com o papel das lideranças de TI ganhando cada vez mais importância nas áreas de negócios, 82% desses profissionais se sentem pressionados a implementar ou utilizar novas tecnologias na empresa, e 62% participam ativamente das tomadas de decisões estratégicas de outras áreas.
Na busca por novas tecnologias, as soluções que as empresas têm maior urgência em implementar, de acordo com o estudo, são infraestrutura em nuvem (48%), IA e Machine Learning (44%), além de Inteligência Artificial generativa (42%).
Segundo 81% das lideranças, o tema da IA generativa é abordado frequentemente ou sempre em reuniões, mas só 25% já estão desenvolvendo POCs (Provas de Conceito) e testes práticos. Além disso, 78% declararam que as companhias têm baixa maturidade em uso de soluções de IA generativa, devido à falta de capacitação, de recursos financeiros e conhecimento das aplicações.
Já quando se trata de infraestrutura de nuvem, o estudo revelou que ela é adotada por 94% das empresas como parte da infraestrutura de TI, e a expectativa dos entrevistados é de que 52% vão manter e 36% vão aumentar o investimento nessa área de 2023 para 2024. Tal cenário ganha sustentação no fato de que os desafios que devem motivar os investimentos em nuvem pública envolvem, principalmente, aspectos operacionais (37%), financeiros (35%) e de segurança (15%).
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