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11/09/202417/08/2023
Por redação AIoT Brasil
Era inevitável: acaba de ser lançado o primeiro vinho feito inteiramente com base nas recomendações de uma ferramenta de inteligência artificial generativa, mais especificamente, do ChatGPT. Trata-se de um tinto produzido com as castas grenache noir e syrah pela vinícola Aubert & Mathieu, da região de Languedoc- Roussillon, perto da costa sul da França, que ganhou o sugestivo – ou profético? – nome de The End.
A ideia teve o claro objetivo de “criar burburinho”, como admitiram Anthony Aubert e Jean-Charles Mathieu, os jovens empresários sócios da vinícola, que era conhecida, principalmente, pelos rótulos coloridos e divertidos de seus vinhos. O lançamento foi experimental, com apenas 600 garrafas comercializadas somente no site da empresa, mas ainda assim deu o que falar, já que os dois sócios deixaram claro que o blend foi elaborado de acordo com as instruções explícitas do ChatGPT, para “inovar e criar um ponto de discussão”.
Ao portal francês Vitisphere, especializado em vinhos, Aubert explicou: “Pedimos ao bot que produzisse um excelente vinho orgânico de Languedoc com base nas variedades grenache noir e syrah disponíveis no momento, com seus conselhos para vinificação com frutas e as proporções de mistura”.
O tipo de garrafa utilizada e o layout do rótulo também foram sugeridos pela versão 3 do ChatGPT, e de todas as recomendações a única não aceita foi o preço: a IA sugeriu que fossem cobrados entre 50 e 100 euros, mas no site da vinícola um The End está sendo vendido hoje por 29,90 euros, em torno de R$ 160. “Queríamos apenas testar as habilidades do robô e mostrar até onde a IA poderia nos levar. Porém, suas respostas em relação à escolha das técnicas de vinificação e ao blend com base nas características varietais, na cor, nos taninos e nas frutas foram realmente impressionantes”, disse Aubert.
Em suas instruções, a IA da OpenAI disse para combinar “60% da casta grenache noir e 40% de syrah, que geralmente produzem um vinho frutado e equilibrado, mas é possível inverter as proporções para obter um vinho mais tânico”. Ao anunciar o rótulo, a vinícola explicou: “Este vinho excepcional é o resultado da colaboração entre a Aubert & Mathieu, produtores de vinhos de qualidade em Languedoc, e o ChatGPT, um dos modelos de linguagem mais avançados do mundo. As uvas syrah e grenache noir foram cuidadosamente selecionadas por sua qualidade excepcional e depois vinificadas com frutas para preservar seu caráter único”.
A Aubert & Mathieu começou modestamente em 2019 com as economias dos dois sócios, que no primeiro ano produziram apenas 7 mil garrafas. Em 2022, esse número já havia subido para 300 mil garrafas, 60% das quais foram exportadas para 28 países, e para este ano a meta é fabricar 500 mil unidades e 1 milhão em 2025 – certamente, com a ajuda do The End.
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