BYD e Huawei fazem parceria para equipar veículos autônomos
Montadora de veículos elétricos chinesa vai utilizar um sistema de direção criado pela empresa de tecnologia
20/09/202409/01/2024
Por redação AIoT Brasil
Os carros são cada vez mais computadores sobre rodas. E com a ascensão da IA generativa, aliada à crescente relevância da computação definida por software, o mercado automotivo abraça com força a inteligência artificial. É o que pode ver visto na CES 2024, evento que acontece esta semana em Las Vegas.
Vários parceiros da Nvidia (uma das principais empresas do mundo quando o assunto é inteligência artificial) da indústria automotiva revelaram suas mais recentes inovações, refletindo esse ritmo acelerado.
Entre esses parceiros, a Mercedes-Benz se destaca ao anunciar uma série de funcionalidades impulsionadas por software, apresentando os mais recentes avanços na história do Mercedes-Benz MB.OS. Essas inovações estão sendo implementadas em uma gama de veículos, incluindo o Concept CLA Classe, que integra a tecnologia Nvidia Drive Orin, para aprimorar a direção automatizada.
Além disso, a Mercedes-Benz está adotando o uso da tecnologia de digital twins (que replica uma fábrica de forma digital) para otimizar a produção, utilizando a plataforma Nvidia Omniverse. Esta plataforma oferece recursos para o desenvolvimento de aplicações que permitem o planejamento, colaboração e operação eficiente de instalações de fabricação e montagem.
Já a Lenovo revelou no evento seu roadmap de computação veicular e apresentou novos produtos que se baseiam no Nvidia Drive Thor. Entre eles estão o Lenovo XH1, uma unidade central de computação voltada para sistemas avançados de assistência ao motorista e cockpit inteligente, o Lenovo AH1, uma unidade de controle para tecnologia ADAS de nível 2++ e o Lenovo AD1, uma unidade controladora de direção autônoma de nível 4.
A Ansys ilustra sua integração com o Nvidia Omniverse, destacando como essa parceria acelera o desenvolvimento de veículos autônomos. Os sensores Ansys AVxcelerate agora são acessíveis por meio do Nvidia Drive Sim. Por outro lado, a Cerence apresenta o CaLLM, um modelo grande de linguagem (LLM) adaptado especificamente para o setor automotivo. Esse modelo serve como alicerce para a plataforma de computação automotiva de ponta da empresa, operando no Nvidia Drive.
A Polestar também não fica de fora com o lançamento do Polestar 3, incorporando o processador central Nvidia Drive Orin. Enquanto isso, a Kodiak destaca seu caminhão autônomo, impulsionado pelas GPUs Nvidia, responsáveis pelo processamento de alta performance para lidar com grandes volumes de dados de câmeras, radares e sensores.
Além disso, a Pebble, uma startup de RV, anunciou seu principal produto, o Pebble Flow – um trailer elétrico de viagem semiautônomo equipado com a tecnologia Nvidia Drive Orin. A produção desse produto deve começar no final de 2024.
“Essas inovações estão transformando não apenas a maneira como os veículos são fabricados, mas também como são percebidos e utilizados pelos consumidores. A integração de sistemas como o Nvidia Drive Orin em uma variedade de produtos, desde automóveis até caminhões autônomos, destaca o compromisso contínuo em oferecer soluções de ponta que impulsionam a mobilidade do futuro”, afirma Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da Nvidia para América Latina.
#ces#IA generativa#indústria automobilística#Mercedes Benz#NVIDIA Omniverse#roadmap
Montadora de veículos elétricos chinesa vai utilizar um sistema de direção criado pela empresa de tecnologia
20/09/2024Veículos inteligentes cedidos pela startup Mapzer ajudam as prefeituras a planejar a recuperação de vias obstruídas
10/07/2024Potencial de ameaças envolve desde a extração de dados pessoais do proprietário até a perda de controle do veículo
23/05/2024