BYD e Huawei fazem parceria para equipar veículos autônomos
Montadora de veículos elétricos chinesa vai utilizar um sistema de direção criado pela empresa de tecnologia
20/09/202410/01/2024
Por redação AIoT Brasil
Em uma estratégia de longo prazo, a montadora japonesa Honda decidiu revelar agora os veículos elétricos da 0 Series que serão lançados globalmente somente a partir de 2026. O “0” adotado para designar as novas linhas é o zero e representa o objetivo da marca de produzir modelos elétricos “a partir do zero” e alcançar até 2050 a neutralidade de carbono para todos os produtos e atividades corporativas em que está envolvida.
O palco escolhido para a apresentação dos modelos conceituais foi a CES (Consumer Electronics Show), o grande evento de tecnologia que começou na terça-feira em Las Vegas, nos Estados Unidos, e se estenderá até sexta-feira, dia 12. Além dos dois veículos, chamados de Saloon (na imagem acima) e Space-Hub, a Honda promoveu na feira a estreia mundial do novo design da marca H que será usado exclusivamente na próxima geração de seus modelos elétricos.
De acordo com a empresa, o primeiro carro da 0 Series será comercializado na América do Norte, seguindo-se o Japão, a Ásia, a Europa, a África, o Oriente Médio e a América do Sul. “A Honda manterá seus esforços na criação de um novo valor para o veículo elétrico, transcendendo as restrições de ser ‘grosso e pesado’ devido à bateria grande e pesada necessária para garantir uma autonomia suficientemente longa, bem como a uma carroceria e plataforma grandes e pesadas necessárias para acomodar tais baterias. A Honda descreve esta nova abordagem de desenvolvimento como ‘Thin, Light, and Wise” (fino, leve e sábio)”, disse a montadora, em comunicado à imprensa.
A Honda também informou que na segunda metade desta década os modelos Honda 0 Series contarão com um sistema de condução automatizada que está sendo desenvolvido com base no conceito de segurança “centrado no ser humano”. Para isso, serão aplicadas tecnologias avançadas de inteligência artificial, detecção, reconhecimento, tomada de decisão e monitoramento do motorista, para previsões de risco de alta precisão.
Esses recursos de condução automatizada, segundo a Honda, aumentarão o número de situações em que a direção autônoma poderá ser usada em vias expressas e tornarão algumas das funções sem intervenção (hands-off functions) disponíveis também em áreas urbanas. “Por meio de IoT, IA e big data, o veículo aprenderá as preferências do usuário e seus comportamentos e tendências durante a condução e fará diversas sugestões”, explicou a Honda.
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