Professores brasileiros estão entre os que mais usam IA
Pesquisa da OCDE revela que 56% dos educadores do fundamental aplicam a tecnologia na preparação de aulas e em outras atividades
10/10/202524/09/2024
Por Ricardo Marques da Silva
O Google vai investir US$ 120 milhões em um novo fundo destinado a apoiar a educação em inteligência artificial em comunidades carentes de todo o mundo, por meio de treinamentos e parcerias com organizações locais sem fins lucrativos. O anúncio foi feito no sábado, 21 de setembro, por Sundar Pichai, CEO do Google e da Alphabet, durante a Cúpula do Futuro da ONU que se realiza em Nova York, com a presença de vários líderes globais.
De acordo com Pichai, o Global AI Opportunity Fund tem o objetivo de reduzir as crescentes discrepâncias registradas no nível de aplicação de IA entre os países, o que pode limitar o potencial de benefícios da tecnologia. O executivo pediu aos estados-membros da ONU que criem políticas capazes de fomentar a inovação em IA e mitigar os riscos envolvidos em sua utilização.
Pichai descreveu a IA como “a tecnologia mais transformadora já criada até agora” e destacou como o seu uso poderia ajudar a atingir as metas de desenvolvimento da ONU, especialmente por meio da capacitação de empreendedores e da democratização do acesso à informação. Ele também apontou algumas das grandes oportunidades que o fundo poderia proporcionar ao conectar a IA ao desenvolvimento sustentável, ao acelerar as descobertas científicas, fornecer alertas de desastres climáticos e impulsionar o progresso econômico.
Ao mesmo tempo, Pichai reconheceu a existência de riscos importantes, como a manipulação de imagens por meio de deep fakes. Também disse que a regulamentação da IA pelos governos deverá ser “equilibrada”, para que os benefícios da tecnologia não sejam limitados por intervenções protecionistas.
Ao falar de sua formação na Índia, o CEO disse que a chegada dos computadores transformou sua vida e despertou seu amor pela tecnologia: “O acesso à computação me inspirou a seguir uma carreira em que eu pudesse levar esses recursos para mais pessoas. E esse caminho me levou ao Google há 20 anos”.
“Temos uma oportunidade única em uma geração de desbloquear o potencial humano para todos, em todos os lugares. A IA está pronta para acelerar o progresso em uma escala sem precedentes”, acrescentou Sundar Pichai.
#comunidades carentes#educação em IA#qualificação
Pesquisa da OCDE revela que 56% dos educadores do fundamental aplicam a tecnologia na preparação de aulas e em outras atividades
10/10/2025Programa destinado a universitários tem duração de 13 semanas e as inscrições podem ser feitas até 15 de outubro
08/10/2025Prazo de candidatura foi prorrogado até 31 de dezembro e benefício é concedido também a profissionais brasileiros
01/10/2025