BYD e Huawei fazem parceria para equipar veículos autônomos
Montadora de veículos elétricos chinesa vai utilizar um sistema de direção criado pela empresa de tecnologia
20/09/202430/04/2021
Por redação AIoT Brasil
Uma plataforma de computação de inteligência artificial que consegue realizar 254 teraoperações (ou 254 trilhões) por segundo: isso é o que promete a tecnologia Nvidia Drive Orin que será incorporada à próxima geração de veículos da Volvo Cars. Trata-se de um sistema em chip (SoC, ou System-on-a-Chip) a ser instalado no computador de condução autônoma da fabricante de veículos sueca e desenvolvido pela norte-americana Nvidia, em uma parceria que amplia a colaboração entre as duas companhias.
De acordo com a Nvidia, o computador com essa tecnologia assegura a condução autônoma segura e atualizada continuamente, por meio de softwares desenvolvidos internamente pela Zenseact, empresa da Volvo Cars, e sistemas de backup para direção e frenagem. “Com a potência computacional e o processamento gráfico adicionais fornecidos pela Nvidia Drive Orin, é possível instalar conjuntos avançados de sensores necessários para a condução autônoma, como a tecnologia de ponta LiDAR desenvolvida pela Luminar, outra parceira da Volvo Cars”, afirma a empresa.
O primeiro carro equipado com o novo sistema deverá ser o Volvo XC90, com lançamento previsto para 2022. “Acreditamos que parcerias com as principais empresas de tecnologia do mundo podem nos ajudar a criar os melhores modelos possíveis. Com o poder da tecnologia Nvidia Drive Orin, podemos aumentar a segurança de nossa próxima geração de carros”, disse Henrik Green, diretor de tecnologia da Volvo Cars.
O Volvo XC90 atual, o Recharge, é um SUV híbrido de sete lugares, que em deslocações mais curtas pode usar apenas o motor elétrico recarregável, sem emissão de carbono. No modelo do próximo ano, o recurso de condução autônoma sem supervisão Highway Pilot será ativado quando for verificado que é seguro para condições e locais específicos. Antes desse acordo, já havia sido anunciado que a Volvo utilizaria também a tecnologia Nvidia Drive Xavier no computador central de alguns de seus veículos, para o gerenciamento das principais funções internas e assistência ao motorista.
A Volvo Cars, fundada em 1927 em Gotemburgo, Suécia, teve o controle acionário adquirido pela holding chinesa Zhejiang Geely, em 2010, e possui fábricas também na Bélgica e nos Estados Unidos. No ano passado, vendeu mais de 660 mil carros em cerca de 100 países e uma de suas metas é que, até 2050, metade de sua produção mundial seja de veículos totalmente elétricos.
#computador de conducao autonoma#conducao autonoma#conducao autonoma sem supervisao#emissao de carbono#Highway Pilot#inteligência artificial#motor eletrico recarregavel#Nvidia Drive Orin#SoC#System-on-a-Chip
Montadora de veículos elétricos chinesa vai utilizar um sistema de direção criado pela empresa de tecnologia
20/09/2024Veículos inteligentes cedidos pela startup Mapzer ajudam as prefeituras a planejar a recuperação de vias obstruídas
10/07/2024Potencial de ameaças envolve desde a extração de dados pessoais do proprietário até a perda de controle do veículo
23/05/2024