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20/09/202413/11/2023
Por Ricardo Marques
Os carros modernos equipados com computadores são autênticos espiões sobre rodas. Essa foi a conclusão a que chegou a Mozilla Foundation depois de testar e analisar veículos de 25 das marcas mais conhecidas no mundo. De acordo com a organização sem fins lucrativos fundada há dez anos, na Califórnia, os automóveis que incorporam as novas tecnologias automotivas representam, simplesmente, “um pesadelo para a privacidade e a segurança de dados”.
Em um artigo publicado no site da Mozilla, os pesquisadores Jen Caltrider, Misha Rykov e Zoë MacDonald afirmaram: “As marcas de automóveis entraram silenciosamente no negócio de dados, transformando seus veículos em poderosas máquinas devoradoras de informações. Máquinas que, por causa de todos aqueles recursos dignos de se gabar, têm um poder incomparável de observar, ouvir e coletar informações sobre o que você faz e aonde vai em seu carro”.
Sem meias palavras, eles disseram que, em termos de privacidade, os carros são a pior categoria entre todos os produtos já testados pela Mozilla. Afirmaram também que todas as marcas testadas coletam mais dados pessoais do que o necessário e usam essas informações por motivos diferentes do que apenas operar o veículo e gerenciar o relacionamento com o motorista. “E os carros têm muito mais oportunidades de recolha de dados do que outros produtos e aplicações, mais até do que os dispositivos inteligentes nas casas ou os celulares”, acrescentaram.
Além de coletar os dados, 84% das montadoras os compartilham e 76% admitem que podem vender as informações pessoais a terceiros, segundo a fundação. Ainda pior, 56% dos fabricantes disseram que podem repassar os dados ao governo e às autoridades policiais mediante um simples “pedido informal”. Para os pesquisadores, “essa disposição das montadoras de compartilhar seus dados, além de assustadora, tem o potencial de causar danos reais e inspira os piores pesadelos sobre carros e privacidade”.
Os autores do artigo ressaltaram: “Passamos mais de 600 horas pesquisando as práticas de privacidade das marcas de automóveis. Isso é três vezes mais tempo do que normalmente gastamos por produto. Mesmo assim, ficamos com muitas perguntas. Se três pesquisadores de privacidade mal conseguem descobrir o que está acontecendo com os carros, como é que uma pessoa comum, pressionada pelo tempo, tem alguma chance?”.
Com base nos resultados surpreendentes da avaliação, a Mozilla Foundation decidiu lançar uma iniciativa inédita: está convidando os consumidores a assinar uma petição para exigir que as montadores mudem suas políticas de coleta e proteção de dados pessoais.
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