CEO do Google diz que avanço da IA começa a desacelerar
Sundar Pichai prevê que, depois do impacto de modelos com o ChatGPT, levará tempo para que outra novidade choque tanto o setor
17/12/202416/12/2024
*Imagem: reprodução Coca-Cola
Por redação AIoT Brasil
Neste Natal, os caminhões vermelhos da tradicional campanha de Natal da Coca-Cola vão transportar um item extra, além de Papai Noel: para a produção dos anúncios, pela primeira vez as agências contratadas pela fabricante utilizaram modelos avançados de IA generativa. A empresa já utilizou a tecnologia em outras ações de marketing, mas não de forma tão ampla como agora.
Em 2023, a Coca-Cola já havia feito uma parceria com a Bain & Company e a OpenAI, a fim de estimular a inovação impulsionada pela IA. Essa aliança resultou no desenvolvimento da Create Real Magic, uma plataforma online que combina as capacidades do Dall-E e do GPT-4 para gerar imagens realistas com base em descrições textuais.
Agora, além do clássico comercial de TV, a IA está sendo aplicada também para oferecer novas experiência aos consumidores, que poderão escanear um código QR em garrafas e latas com temas natalinos para “conversar” com um Papai Noel virtual ou com um avatar de globo de neve para criar uma animação personalizada e compartilhável com base em uma memória pessoal. Essa campanha foi testada há poucos dias em Londres, e a Coca-Cola não informou se a levará para os demais países em que atua.
Para a produção de três versões diferentes do filme para a TV, a empresa contratou os estúdios de IA generativa Secret Level, Silverside AI e Wild Card. Para o anúncio global, a inspiração foi a campanha “Holidays are Coming”, de 1995. “Nós a recriamos combinando engenhosidade e criatividade humana com tecnologia de ponta para produzir o primeiro anúncio da empresa totalmente realizado com IA”, disse Javier Meza, presidente de marketing da Coca-Cola na Europa.
Os elementos são os mesmos – o Papai Noel, as pessoas, o caminhão vermelho, a neve, os ursos, as árvores de Natal –, mas em tudo estão os recursos de IA generativa. Como costuma acontecer nesses tempos de redes sociais, a iniciativa da Coca-Cola recebeu elogios e também muitas críticas, estas concentradas no uso de IA, que estaria “arruinando o espírito natalino”.
Em resposta, Pratik Thakar, vice-presidente da Coca-Cola e chefe global de IA generativa da empresa, afirmou: “A IA é sempre boa em criar histórias fantásticas e hiper-realistas, e foi aí que a imaginação passou para o próximo nível. Se eu quiser ser muito realista, talvez seja difícil, mas se eu quiser ser hiper-realista e fantástico, a IA é, na verdade, uma ferramenta muito melhor”.
Assista abaixo uma versão do anúncio produzido com IA generativa.
#Campanha de Natal#Coca-Cola#IA generativa#Papai Noel virtual
Sundar Pichai prevê que, depois do impacto de modelos com o ChatGPT, levará tempo para que outra novidade choque tanto o setor
17/12/2024Disponível para desenvolvedores e parceiros, a nova versão oferece geração nativa de imagens e áudio, entre outras funcionalidades
13/12/2024OpenAI confirmou cobrança pelo uso da IA que incorpora o modelo de raciocínio o1 e dá acesso ilimitado às versões do ChatGPT
12/12/2024