AiotAiot


BRLink cria ferramenta de prova de vida com IA

Digitalização do processo, que utiliza machine learning na nuvem, ajuda a tornar o processo mais prático para clientes, contribuintes, empresas e órgãos governamentais

20/12/2023

BRLink cria ferramenta de prova de vida com IA
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

A BRLink, empresa da área de serviços de cloud, desenvolveu um aplicativo que usa inteligência artificial para usuários realizarem prova de vida em serviços que exigem essa confirmação. “A prova de vida digital se tornou um recurso essencial na luta contra fraudes”, afirma Rafael Marangoni, diretor da unidade de negócios BRLink, que pertence à Ingram Micro. “Órgãos governamentais e empresas privadas passaram a utilizar esse processo para autenticar usuários em diversos serviços, desde abrir contas bancárias até acessar benefícios sociais.”

A solução de prova de vida automatizada com autenticação contínua foi desenvolvida com o uso de machine learning na nuvem da Amazon Web Services (AWS). Os serviços AWS são empregados para reconhecer o rosto do usuário, solicitando que ele faça um movimento específico de mexer a cabeça. Em seguida, o gesto é validado pela solução criada pela BRLink.

De acordo com Marangoni, a verificação analógica da prova de vida é uma tarefa desafiadora atualmente e a digitalização desse processo agiliza e torna mais simples essa demanda burocrática. “A tecnologia é cada vez mais importante na vida dos consumidores e contribuintes”, segue o executivo. A prova de vida é exigida, por exemplo, para o recadastramento anual dos beneficiários ativos do INSS para o recebimento de aposentadoria, pensão por morte e benefícios por incapacidade

“Usando AWS Rekognition e AWS Textract, verificamos se o documento de identidade pertence à pessoa que realiza a prova de vida e se ele está válido junto à Receita Federal. Todos os resultados são armazenados nas bases de dados na nuvem e podem ser consultados via API. Como resultado, reduzimos em 50% a necessidade de intervenção humana em validações de prova de vida, e a tecnologia se tornou mais robusta no quesito segurança digital”, diz o diretor da BRLink.

TAGS

#Amazon Web Services (AWS)#BRLink#inteligência artificial#Machine Learning#serviços de cloud

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas