AiotAiot


Brasileiros vencem o Forge Hackathon

Alunos do Instituto Mauá conquistaram a categoria de aplicativo gêmeo digital mais criativo; desafio reuniu mais de 40 equipes, de 20 países

20/10/2021

Brasileiros vencem o Forge Hackathon
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Quatro alunos do curso de engenharia do Instituto Mauá de Tecnologia, que mantém campi em São Caetano do Sul e São Paulo, conquistaram o primeiro lugar no Forge Hackathon, uma competição internacional que, neste ano, reuniu mais de 40 equipes de 20 países. Os vencedores foram Felipe André Stabile de Oliveira, Luis Felipe Vallilo Sierra, Matheus Bastos Aggio e Gabriel Emídio Lage, que criaram um aplicativo com internet das coisas para a categoria Gêmeo Digital Mais Criativo, um dos cinco temas do desafio.

O Forge Hackathon durou cinco dias, durante os quais os competidores apresentaram ideias inovadoras na área de tecnologia. Neste ano, a competição se realizou na semana anterior ao evento Américas, da Autodesk University, com atividades como palestras de líderes da área, novidades do universo Autodesk e estudos de caso, entre outras. No hackathon, os participantes tiveram de utilizar o Forge da Autodesk para resolver os desafios.

“A proposta da nossa equipe foi utilizar o Forge para fazer o monitoramento virtual da iluminação, da presença e da temperatura nos blocos D e E do Smart Campus do Instituto Mauá de Tecnologia, a partir da integração de internet das coisas com building information modeling, o que nos rendeu o primeiro lugar na categoria aplicação de gêmeo digital mais criativo”, explicou o professor e engenheiro Pedro Henrique Cerento de Lyra.

Na categoria em que os alunos da Mauá participaram era preciso criar um digital twin inteligente e inovador, e pontos de bônus foram concedidos às equipes que apresentaram um aplicativo ecologicamente correto e sustentável e usaram extensões de visualização de dados para o Forge Viewer.

Nas outras categorias, os participantes foram desafiados a apresentar projetos com estes temas: Brincando com o XR, Pensando fora da caixa com Autodesk Construction Cloud, Automação de tarefas e jogos 3D.

TAGS

#digital twin#Forge Hackathon#gêmeo digital mais criativo#Instituto Mauá#internet das coisas

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas