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Brasil teve mais de 7,4 mi de tentativas de fraudes em 2023

Soluções antifraude evitaram perdas de R$ 41,4 bi no país, segundo dados do Fraudômetro, criado pela Serasa Experian com o uso de IA

05/10/2023

Brasil teve mais de 7,4 mi de tentativas de fraudes em 2023
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Por redação AIoT Brasil

Só este ano, mais de 7,4 milhões de tentativas de fraudes foram registradas, uma a cada três segundos. É o que mostram os dados do Fraudômetro, contador em tempo real de tentativas de fraude criado pela Serasa Experian. O anúncio da pesquisa foi feito durante a Futurecom, evento que acontece em São Paulo.

Estima-se que tenham sido evitadas no Brasil, nos primeiros nove meses do ano, perdas de R$ 41,4 bilhões pelas empresas e consumidores, graças às ferramentas de autenticação e prevenção a fraudes.

Na página do Fraudômetro, disponível em www.serasaexperian.com.br/fraudometro, além da novidade de registro das perdas financeiras evitadas, foram anunciadas novas funcionalidades: agora, o usuário também pode saber as tentativas de fraude por Unidade Federativa (UF), por idade dos consumidores vítimas, por segmento de atuação e por período. Segundo o a ferramenta, a faixa etária que é o alvo favorito dos criminosos é entre 36 e 50 anos (35,8%).

“Informação é a primeira ferramenta para a prevenção das fraudes. Foi dessa premissa a ideia de lançarmos o Fraudômetro: para trazer mais ciência a empresas e consumidores sobre o avanço dessas tentativas no país. Ademais, a cada minuto, os criminosos estão em busca de lucrar por meio de golpes”, afirma o diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.

Para oferecer essa informação do Fraudômetro, a Serasa Experian considera o total de consultas mensais em sua base e a estimativa de risco de fraude obtida com a aplicação de modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela empresa. Além disso, é somado o volume de tentativas de fraudes registradas pela companhia referentes a verificação de documentos (análise de documentos de identificação), biometria facial, verificação cadastral e roubo de identidades.

Camadas para empresas se protegerem de fraudes
Apoiar-se em tecnologia é crucial para que as empresas possam criar um sistema que, além de trazer segurança para os consumidores, garanta uma experiência fluida e assertiva sem altos custos.

Diferentes mecanismos, de inteligência de dados à Inteligência Artificial, passam a ser combinados para, entre outras finalidades, validar identidades e sinalizar possíveis fraudes da forma mais ágil possível. Nesse contexto, a Serasa Experian trabalha com soluções distribuídas em quatro capacidades para autenticar, de fato, quem é real e quem é um fraudador:

  • Primeira camada: análise de dados para a identificação da veracidade de informações cadastrais e se há um comportamento suspeito, por meio de inteligência analítica;
  • Segunda camada: tecnologia de biometria facial que, por meio da selfie do consumidor, consegue validar a identidade da pessoa. Aqui são aplicadas tecnologias capazes de detectar automaticamente se trata-se de uma pessoa viva e não de uma foto da foto, deepfake, tela de celular, uma pessoa usando máscara ou um vídeo adulterado, por exemplo.
  • Terceira camada: considera-se o dispositivo que a pessoa está usando, se ele foi autenticado pela pessoa verdadeira ou se suas informações podem estar sendo utilizadas por um fraudador. É possível constatar a partir dos dados do dispositivo comparados às informações de usuários, como comportamento, localizações, IP, modelo do celular, usuários associados etc;
  • Quarta camada: aqui são aplicadas mais de 10 mil regras de inteligência de verificação de documento, onde são realizadas análises sobre possíveis adulterações como mudanças em fontes, alinhamento, entre outras questões. Além disso, é realizada a análise com facematch – o “cara-crachá” de comparação se a foto do documento confere com a selfie capturada pelo usuário. A tecnologia é capaz de considerar os diferentes tipos de documentos em circulação no Brasil;

Para orquestrar todas essas tecnologias e entregar uma recomendação final mais segura, a Serasa Experian utiliza inteligência analítica com técnicas de machine learning que possibilitam a combinação de todas as camadas, por meio de um core de modelagem da Serasa Experian.

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#fraudes#fraudômetro#Futurecom#IA#Machine Learning#Serasa

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