Expresso Talks é finalista do Prêmio Jatobá 2024
Programa de entrevistas, criado pela Punto Comunicação e patrocinado pela MediaTek, foi vencedor no ano passado e disputa agora o “bicampeonato”
01/11/202405/10/2023
Por redação AIoT Brasil
Só este ano, mais de 7,4 milhões de tentativas de fraudes foram registradas, uma a cada três segundos. É o que mostram os dados do Fraudômetro, contador em tempo real de tentativas de fraude criado pela Serasa Experian. O anúncio da pesquisa foi feito durante a Futurecom, evento que acontece em São Paulo.
Estima-se que tenham sido evitadas no Brasil, nos primeiros nove meses do ano, perdas de R$ 41,4 bilhões pelas empresas e consumidores, graças às ferramentas de autenticação e prevenção a fraudes.
Na página do Fraudômetro, disponível em www.serasaexperian.com.br/fraudometro, além da novidade de registro das perdas financeiras evitadas, foram anunciadas novas funcionalidades: agora, o usuário também pode saber as tentativas de fraude por Unidade Federativa (UF), por idade dos consumidores vítimas, por segmento de atuação e por período. Segundo o a ferramenta, a faixa etária que é o alvo favorito dos criminosos é entre 36 e 50 anos (35,8%).
“Informação é a primeira ferramenta para a prevenção das fraudes. Foi dessa premissa a ideia de lançarmos o Fraudômetro: para trazer mais ciência a empresas e consumidores sobre o avanço dessas tentativas no país. Ademais, a cada minuto, os criminosos estão em busca de lucrar por meio de golpes”, afirma o diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.
Para oferecer essa informação do Fraudômetro, a Serasa Experian considera o total de consultas mensais em sua base e a estimativa de risco de fraude obtida com a aplicação de modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela empresa. Além disso, é somado o volume de tentativas de fraudes registradas pela companhia referentes a verificação de documentos (análise de documentos de identificação), biometria facial, verificação cadastral e roubo de identidades.
Camadas para empresas se protegerem de fraudes
Apoiar-se em tecnologia é crucial para que as empresas possam criar um sistema que, além de trazer segurança para os consumidores, garanta uma experiência fluida e assertiva sem altos custos.
Diferentes mecanismos, de inteligência de dados à Inteligência Artificial, passam a ser combinados para, entre outras finalidades, validar identidades e sinalizar possíveis fraudes da forma mais ágil possível. Nesse contexto, a Serasa Experian trabalha com soluções distribuídas em quatro capacidades para autenticar, de fato, quem é real e quem é um fraudador:
Para orquestrar todas essas tecnologias e entregar uma recomendação final mais segura, a Serasa Experian utiliza inteligência analítica com técnicas de machine learning que possibilitam a combinação de todas as camadas, por meio de um core de modelagem da Serasa Experian.
#fraudes#fraudômetro#Futurecom#IA#Machine Learning#Serasa
Programa de entrevistas, criado pela Punto Comunicação e patrocinado pela MediaTek, foi vencedor no ano passado e disputa agora o “bicampeonato”
01/11/2024José Carlos Brunoro, medalhista olímpico e ex-CEO do Palmeiras, e Eduardo Brunoro, diretor da TPV/Philips, falam sobre a falta de uma política esportiva no Brasil, gestão e inovação tecnológica
16/08/2024Anel com inteligência artificial, AI PCs, vídeo com IA generativa em tempo real e computação ambiental pré-6G estão entre as novidades da feira, que acontece esta semana em Barcelona
27/02/2024