CES 2026: LG mostra robô com IA para uso doméstico
CLOiD utiliza inteligência artificial, tem dois braços e mãos com cinco dedos, é capaz de executar tarefas como dobrar roupas, aprender a rotina da casa e aprimorar o ambiente
09/01/202607/01/2026

Por redação AIoT Brasil
A brasileira Positivo Tecnologia anunciou na CES uma nova geração de AI PCs equipada com os processadores Intel Core Ultra – Série 3. Segundo a empresa, o Positivo Master Copilot+ PC (à esquerda) será o primeiro notebook de uma fabricante brasileira a contar com a plataforma Intel Panther Lake baseada em tecnologia 18A, que entrega mais velocidade e inteligência artificial local de alta performance. O novo produto será lançado no Brasil no primeiro semestre de 2026 com poder de processamento de IA de até 50 trilhões de operações por segundo.
“Esse lançamento é um marco na parceria com a Intel e reforça o posicionamento da nossa companhia como fornecedor brasileiro de infraestrutura de TI, que vai de PCs a servidores com tecnologia de ponta. Com essa união de forças, seremos a primeira empresa nacional a lançar no mercado local um PC com Inteligência Artificial (IA) embarcada de última geração, em um movimento sincronizado com o lançamento global da tecnologia”, afirma Daniela Colin, diretora de Procurement e Desenvolvimento de Produtos da Positivo Tecnologia.
A nova plataforma Intel Core Ultra – Série 3 combina a arquitetura híbrida com CPU, GPU e NPU em um único sistema. Isso permite executar agentes de IA localmente e oferecer maior eficiência energética com autonomia de bateria ampliada. O resultado é a inauguração de uma categoria de notebooks preparada para produtividade com IA, segurança dos dados e aplicações de edge computing.
“A parceria com a Positivo Tecnologia é estratégica para desenvolver notebooks corporativos de alto desempenho e preparados para inteligência artificial no Brasil. O comprometimento da empresa em trazer a mais recente tecnologia de AI PC ao mercado brasileiro permitiu que os processadores Intel Core Ultra – Série 3 chegassem ao país simultaneamente aos principais mercados globais”, afirma Ricardo Matos, diretor de vendas e marketing, responsável pelas estratégias de negócio da Intel para a Positivo Tecnologia.
Os novos modelos aceleram operações de IA diretamente no dispositivo, o que reduz a dependência da nuvem. A NPU dedicada com 50 TOPs (trilhões de operações por segundo) indica a capacidade do notebook de executar, em larga escala e de forma contínua, tarefas de inteligência artificial, como análise de imagens, reconhecimento de padrões e automações. Esse nível de processamento é um dos requisitos que qualificam o equipamento para a categoria Windows Copilot+ PC, projetada para rodar experiências avançadas de IA de forma nativa no sistema operacional, incluindo acesso direto às funcionalidades inteligentes por meio de tecla dedicada.
#AI PC#Copilot+ PC#IA#Intel#inteligência artificial#microsoft#Positivo

CLOiD utiliza inteligência artificial, tem dois braços e mãos com cinco dedos, é capaz de executar tarefas como dobrar roupas, aprender a rotina da casa e aprimorar o ambiente
09/01/2026
EliteBoard G1a Next Gen AI com aceleração de IA inova no formato e estará à venda a partir de março, juntamente com um novo monitor 4K
09/01/2026
Solução leva capacidades de inteligência artificial generativa a qualquer sistema equipado com Thunderbolt 5
08/01/2026