Qwant e Ecosia lançam Staan para competir com as big techs
Mecanismos de busca europeus desenvolveram um modelo que pode ser mais barato e seguro do que o Google e o Bing
07/08/202504/09/2024
Por Ricardo Marques da Silva
Em um seminário realizado hoje na cidade de São Paulo, será lançado oficialmente o Observatório Brasileiro de Inteligência Artificial (Obia), cuja principal tarefa é monitorar o uso da tecnologia no país, analisar os impactos que provoca e acompanhar o seu desenvolvimento. A intenção é coletar informações para apoiar o desenvolvimento de políticas públicas que permitam a evolução de um ecossistema de IA mais informado e responsável.
O observatório faz parte do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), do governo federal, como uma área do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), que monitora e avalia o progresso e o impacto das iniciativas de IA no Brasil. O Obia conta com o apoio da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), do Centro de Inteligência Artificial da USP e do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Um dos objetivos do Obia é cobrir as atividades de IA em diferentes setores-chave, como ciência e tecnologia, inovação, educação, emprego, saúde, proteção ao consumidor, segurança pública, transporte, agricultura e meio ambiente. Também se destina a coletar e divulgar dados e evidências relevantes para análises e planejamento de políticas públicas e promover a cooperação entre governos, comunidade acadêmica, especialistas, setor privado, sociedade civil e organizações internacionais.
No lançamento oficial da plataforma de monitoramento de IA estarão presentes Daniel Boson, coordenador no MCTI; Renata Mielli, coordenadora do CGI.br; Eliana Emediato de Azambuja, diretora de ciência, tecnologia e inovação digital do MCTI; Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br, e Tuca Reali, gerente do Obia.
O seminário de hoje se realiza no Hotel Intercontinental, das 8 às 19 horas, com participação gratuita, e poderá ser acompanhado online, neste link, onde também se encontram mais informações a respeito da programação e dos palestrantes convidados.
#observatório de inteligência artificial#Plano Brasileiro de Inteligência Artificial#políticas públicas
Mecanismos de busca europeus desenvolveram um modelo que pode ser mais barato e seguro do que o Google e o Bing
07/08/2025Plataforma que agrega notícias está investindo mais em IA e agora pretende concorrer com buscadores como o Google
05/08/2025Atualização do aplicativo também permitirá “remixar” fotos em estilos como anime, quadrinhos, esboços ou animações 3D
28/07/2025