B3 lança assistente com IA para pequenos investidores
Ferramenta gratuita ajuda o usuário a encontrar corretores de ações e a entender os termos utilizados no mercado financeiro
02/07/202403/04/2023
Por redação AIoT Brasil
Em 2022, dos 195 bilhões de transações de pagamentos em tempo real (PTRs) registrados em todo o mundo, 29,2 bilhões se realizaram no Brasil, o que representa 15% do total e levou o país ao segundo lugar nesse ranking global, depois da Índia, com 46%. Esses foram alguns dos dados apresentados pelo último relatório Prime Time for Real-Time, elaborado por meio de uma parceria entre a ACI Worldwide e a GlobalData.
Mundialmente, registrou-se um crescimento de 63,2% nessa modalidade de pagamento, em relação a 2021, o que indica um nível mais alto de sofisticação dos casos de uso por consumidores e empresas. O estudo previu que até 2027 as transações em tempo real atingirão um total de 511,7 bilhões, com taxa anual de crescimento composta de 21,3% para o período. Em cinco anos, os PTRs deverão representar 27,8 % de todos os pagamentos eletrônicos no mundo.
China, Tailândia e Coreia do Sul ocupam o terceiro, o quarto e o quinto lugar na lista dos principais mercados de PTR, com 17,6 bilhões, 16,4 bilhões e 8 bilhões de transações, respectivamente. A segunda posição do Brasil se deve à rápida evolução dos pagamentos eletrônicos em 2022, que resultou em um crescimento anual de 228,9%.
Curiosamente, os países com as maiores economias do mundo não devem estar nas principais posições desse ranking em 2027, considerando que, de acordo com o relatório, Reino Unido, Canadá, Estados Unidos, Alemanha, França e Itália ocuparão apenas os lugares 17º, 19º, 33º, 34º, 35º e 42º, respectivamente, na adoção de PTR pelos consumidores.
De acordo com Craig Ramsey, diretor global de PTR e serviços bancários da ACI Worldwide, o relatório mostra como a adoção de PTRs por consumidores e empresas se acelera quando as condições são adequadas: “Alguns dos países que estão no topo da nossa tabela de classificação, como Bahrein, Brasil e Tailândia, são todos facilitadores relativamente recentes de transações em tempo real.
A ampla adoção pelos comerciantes e o forte reconhecimento de marca para um esquema e serviços relacionados, como carteiras digitais, forneceram a combinação perfeita para um forte crescimento nesses mercados”, explicou.
Para Thomas Warsop, presidente interino e CEO da ACI Worldwide, os PTRs são o futuro das economias digitais modernas: “Governos e entidades reguladoras do mundo inteiro estão começando a entender isso como um caminho para promover o crescimento econômico e a inclusão financeira. As transações em tempo real ajudarão a garantir a competitividade dos bancos e prestadores de serviços financeiros, ao eliminarem o atrito dos pagamentos e complementarem a proposta digital holística das instituições modernas”, disse.
Na Europa, espera-se que o uso de PTRs cresça de 13,2 bilhões em 2022 para 34,2 bilhões em 2027, e na América do Norte a expectativa é de um avanço de 3,9 bilhões em cinco anos. A ACI Worldwide atua na área de software de pagamentos em tempo real de missão crítica, enquanto a GlobalData é especialista em dados e análises.
#pagamentos em tempo real#PTRs#transação em tempo real#transação financeira online
Ferramenta gratuita ajuda o usuário a encontrar corretores de ações e a entender os termos utilizados no mercado financeiro
02/07/2024Fintech criada na Califórnia por três brasileiros e um indiano é especialista em inteligência de dados para instituições financeiras
01/07/2024Setor reconhece o potencial da tecnologia, mas apenas 8% das empresas a utilizam há mais de cinco anos
06/12/2023