OpenAI é acusada na Índia de violação de direitos autorais
Processo foi aberto por uma das principais agências de notícias do país e envolve dados usados no treinamento do ChatGPT
21/11/202413/07/2023
Por redação AIoT Brasil
O Google anunciou hoje (13/07) que sua inteligência artificial (batizada como Bard) está disponível em português brasileiro. A ferramenta foi lançada em fevereiro e chega para ser um rival para o ChatGPT, popular ferramenta da OpenAI. Segundo Sundar Pichai, CEO do Google e da Alphabet, o Bard é um serviço experimental de IA de conversação com tecnologia LaMDA, além de novos recursos de inteligência artificial para busca.
De acordo com um comunicado do Google, assinado por Bruno Possas, Vice-presidente Global de Engenharia para Busca, “há sete anos, anunciamos que o Google se tornaria uma empresa ‘AI-first’, ou seja, colocaria a inteligência artificial como um elemento central de nossos produtos e serviços. Temos progredido muito nesse espaço, de forma ousada e responsável, nos últimos meses. Por isso, estou muito contente em anunciar que o Bard agora fala português do Brasil, como parte da expansão da ferramenta”
O Google afirma que o Bard busca combinar a amplitude do conhecimento mundial com o poder, a inteligência e a criatividade de seus modelos de linguagem. Ele tem como base informações da web para fornecer respostas novas e de alta qualidade, segundo a empresa.
Segundo dados do Google Trends, as pesquisas por ‘inteligência artificial’ dobraram no Brasil nos últimos 12 meses. No mundo, elas mais que triplicaram. Os primeiros seis meses de 2023 já bateram o recorde de buscas pelo assunto tanto no Brasil quanto no mundo.
Lançado em fevereiro, vale lembrar que o Bard ainda é uma ferramenta em fase experimental, que vem evoluindo graças ao feedback de sua comunidade de usuários. Além do português do Brasil, o Bard agora está disponível em 40 idiomas – incluindo árabe, chinês, alemão, hindi e espanhol. Para experimentar a ferramenta, basta acessar bard.google.com pelo navegador do computador ou celular.
Ao pesquisar por alguma informação, o usuário ncontrará, junto à resposta do Bard, um botão de direcionamento para a Busca do Google, onde será possível complementar a pesquisa de forma independente, a partir de uma nova aba do navegador.
Resta agora saber se o Bard consegue fazer tudo o que o Google promete e se é capaz de superar o sucesso estrondoso atingido até agora pelo ChatGPT que, logo depois de sua chegada, fez com que a avaliação de mercado da OpenAI, sua criadora, saltasse para 29 bilhões de dólares, o dobro do valor indicado um mês antes.
#Bard#ChatGPT#google#IA#inteligência artificial no brasil#open AI
Processo foi aberto por uma das principais agências de notícias do país e envolve dados usados no treinamento do ChatGPT
21/11/2024O AIoT Brasil acompanhará de perto um dos mais importantes eventos de tecnologia do mundo, que deverá receber mais de 70 mil participantes
11/11/2024Confira novas profissões que estão surgindo com a inteligência artificial e saiba como se preparar para esse mercado em expansão
05/11/2024