Governo de Portugal dá 750 euros a quem fizer um curso de IA
Prazo de candidatura foi prorrogado até 31 de dezembro e benefício é concedido também a profissionais brasileiros
01/10/202520/07/2023
Por redação AIoT Brasil
A empresa de infraestrutura de mercado de capitais B3 anunciou o desenvolvimento de uma plataforma que, com o uso de inteligência artificial generativa, levará educação financeira a pessoas físicas que planejam investir em ações. A ferramenta abordará questões como finanças pessoais e aplicações de maneira simples e customizada e deverá ser liberada para o público em geral em agosto no hub da B3.
Em fase final de testes, o projeto conta com a parceria da Microsoft e utilizará como fonte o banco de dados da própria B3 e informações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e de outros parceiros. De acordo com a empresa, os usuários saberão a origem da informação apresentada, com a garantia de credibilidade do provedor do conteúdo e curadoria da bolsa.
Felipe Paiva, diretor de relacionamento com clientes e pessoas físicas da B3, disse que a iniciativa faz parte do compromisso da empresa de oferecer informações de qualidade e divulgar conhecimento a respeito de educação financeira e do funcionamento do mercado de capitais. “O investidor é impactado por diferentes canais e entendemos que precisamos estar conectados com as soluções que alcançam o maior número possível de pessoas. Nosso objetivo é capacitar o investidor para que ele esteja bem-informado ao tomar decisões em relação ao seu planejamento financeiro e seu patrimônio desde os primeiros passos”, afirmou.
Segundo a empresa, trata-se de mais uma iniciativa para estimular pessoas físicas a investir em bolsa. “Só em 2022 foram lançados o MUB3, o museu da bolsa do Brasil, o Bora Investir, site de conteúdos sobre finanças pessoais, e o TikTok da B3, canal focado em microlearning de educação financeira. Além disso, nosso hub de educação financeira possui mais de 90 cursos e 500 itens de conteúdo gratuito, tendo superado 2,5 milhões de acessos desde a sua criação”, acrescentou a B3.
A nova plataforma contará também com a colaboração de especialistas, professores e influenciadores digitais de educação financeira, que ajudarão a treinar a IA generativa com dados confiáveis. “O mercado tem feito um grande esforço nos últimos anos para tornar mais simples e fluida a experiência do investidor. A IA ganhou relevância também no mundo dos investimentos, por isso, decidimos trabalhar em uma ferramenta que pudesse auxiliar o investidor a personalizar sua jornada”, disse Rodrigo Nardoni, vice-presidente de tecnologia da B3.
#educação financeira#finanças pessoais#IA generativa
Prazo de candidatura foi prorrogado até 31 de dezembro e benefício é concedido também a profissionais brasileiros
01/10/2025Alunos certificados estarão elegíveis para participar do Innovation Challenge Hackathon, que terá prêmios de até US$ 10 mil
22/09/2025Treinamento para 200 mil pessoas e um conjunto de serviços para o setor público são algumas das novidades anunciadas pela plataforma
15/09/2025