Nubank compra a startup de inteligência artificial Hyperplane
Fintech criada na Califórnia por três brasileiros e um indiano é especialista em inteligência de dados para instituições financeiras
01/07/202402/07/2024
Por redação AIoT Brasil
A bolsa de valores B3, de São Paulo, está oferecendo gratuitamente os serviços de um assistente conversacional com inteligência artificial criado sob medida para investidores iniciantes cujos saldos são pequenos para consultores financeiros profissionais, um nicho em expansão no Brasil. A ferramenta não dá sugestões de compra de ações nem conselhos de investimento, e em vez disso “decifra” a linguagem utilizada no mercado e fornece respostas selecionadas por especialistas da B3.
A solução pode, por exemplo, explicar como ocorre o processo de negociação de ações e títulos e ensinar a encontrar um corretor e a conhecer instrumentos financeiros mais complexos. “Alguns investidores precisam de fontes seguras de informações para confirmar as ofertas que estão recebendo de instituições financeiras ou pela internet. Queremos que nosso assistente de IA forneça informações seguras”, disse Christianne Bariquelli, superintendente de educação da B3.
De acordo com Christianne, há muitas informações financeiras disponíveis na web, mas é difícil, para o investidor novato, encontrar o conteúdo mais adequado ao seu perfil. Para esse público, o assistente seria uma ponte entre o conhecimento e a ação: “Essa solução é para brasileiros que já investem, mas estão no início de sua jornada, e para pessoas que desejam investir, mas não têm as informações de que precisam”, explicou.
A B3 (sigla de Brasil, bolsa e balcão) é uma bolsa de valores com muita tradição, criada ainda em 1890 e supervisionada pela Comissão de Valores Mobiliários. Seu novo assistente de IA opera no Microsoft Azure OpenAI Service com Azure AI Search e, segundo a B3, é mais avançado do que os chatbots clássicos, que não explicam os acrônimos e termos complexos do mercado financeiro.
A ferramenta já registra 10 mil acessos por dia e permite uma conversa mais natural. A B3 não rastreia os usuários, mas analisa as respostas para garantir que permaneçam apropriadas e nos limites estabelecidos. “O time retreina a solução diariamente para melhorar o conteúdo e fazer correções”, disse Marcos Albino Rodrigues, diretor de inovação tecnológica da B3. “Incluímos uma camada de ética para garantir que o assistente não atue de forma discriminatória e não faça sugestões de investimento, e sim como um educador financeiro”, acrescentou.
O acesso ao assistente pode ser feito no site Bora Investir, da B3, bastando clicar no ícone de conversa que se encontra no canto inferior direito da página. As consultas dispensam cadastro prévio e podem ser feitas pelo computador e pelo celular.
#assistente com IA#bolsa de valores#chatbots#investidores iniciantes#mercado financeiro#pequenos investidores
Fintech criada na Califórnia por três brasileiros e um indiano é especialista em inteligência de dados para instituições financeiras
01/07/2024Setor reconhece o potencial da tecnologia, mas apenas 8% das empresas a utilizam há mais de cinco anos
06/12/2023Insurtech fundada por brasileiros que opera nos Estados Unidos investe no mercado de seguros para a comunidade latina e brasileira que reside nos EUA
19/10/2023