AiotAiot


AWS turbina serviços de inteligência artificial generativa

Uma das novidades é a disponibilização geral do Amazon Bedrock, que oferece opções de modelos de fundação de alto desempenho

06/10/2023

AWS turbina serviços de inteligência artificial generativa
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

A Amazon Web Services (AWS) anunciou cinco atualizações em seus sistemas de inteligência artificial generativa, algumas das quais no Amazon Bedrock, um serviço totalmente gerenciado que oferece modelos de fundação (FMs) e agora fica disponível globalmente, além de ter recebido a adição do Amazon Titan Embeddings e do Meta’s Llama 2.

Outra novidade é um recurso incorporado ao Amazon CodeWhisperer, para que os clientes possam personalizar sugestões por meio de uma base de código privada que desbloqueia novos níveis de produtividade para o desenvolvedor.

O Amazon QuickSight também ganhou novos recursos de criação de business intelligence generativa que ajudam os analistas de negócios a criar e personalizar imagens usando comandos de linguagem natural. Com isso, os analistas podem apenas descrever o resultado desejado a partir de fragmentos de perguntas e gerar imagens a serem adicionadas a um painel ou relatório, com um único clique.

No Amazon CodeWhisperer, um novo recurso de personalização libera  o potencial da codificação generativa baseada em IA, a fim de aproveitar com segurança a base de código e os recursos internos da empresa para fornecer recomendações personalizadas de acordo com requisitos exclusivos. Segundo a empresa, com isso os desenvolvedores economizam tempo por meio da maior relevância das sugestões de código em uma variedade de tarefas.

O Amazon Titan Embeddings, incorporado ao Bedrock, permite que os usuários comecem com a geração aumentada de recuperação para ampliar a potência do modelo de fundação usando seus dados proprietários. O Titan é uma família de modelos criados e pré-treinados pela AWS em grandes conjuntos de dados para uso geral, capazes de converter texto em representações numéricas.

De acordo com Swami Sivasubramanian, vice-presidente de dados e inteligência artificial da AWS, no último ano, o acesso à computação escalonável e os avanços em aprendizado de máquina levaram a um aumento do interesse na IA generativa, o que fez surgir ideias capazes de transformar setores inteiros e mudar a forma como o trabalho é feito.

“O anúncio de hoje é um marco importante que coloca a IA generativa ao alcance de todas as organizações, desde startups até grandes empresas, e de profissionais como desenvolvedores e analistas de dados”, afirmou.

TAGS

#amazon#AWS#business intelligence generativa#IA generativa#inteligência artificial generativa#linguagem natural#modelos de fundação

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas