AiotAiot


Aviação: Air France-KLM terá fábrica de IA generativa

Iniciativa, que conta com o apoio do Google e da Accenture, permitirá que a empresa aérea desenvolva modelos de GenAI, agêntica e aprendizado de máquina

22/07/2025

Aviação: Air France-KLM terá fábrica de IA generativa
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

A Air France-KLM (em parceria com a Accenture e o Google Cloud) está desenvolvendo uma fábrica de IA generativa para disseminar a tecnologia por toda a empresa de aviação. Segundo a empresa, a estrutura na nuvem fornece a infraestrutura tecnológica e a base estratégica para escalar a IA generativa em todo o grupo, acelerando a identificação de casos de uso de alto valor e permitindo uma entrega mais eficiente.

Com a iniciativa, a Air France-KLM poderá desenvolver, testar e gerenciar um catálogo personalizado de modelos pré-avaliados de GenAI, agêntica e aprendizado de máquina, com foco nas áreas de negócios com o maior potencial de impacto transformacional e retornos mensuráveis.

Recentemente, a Accenture trabalhou com a Air France-KLM para modernizar seu núcleo digital, migrando os aplicativos existentes para a nuvem, permitindo a adoção mais rápida e eficaz de soluções de IA generativa. Desde então, a companhia aérea implantou um assistente privado de IA generativa e desenvolveu casos de uso de geração aumentada por recuperação que combinam a geração de linguagem com a pesquisa interna de documentos. O objetivo é melhorar a qualidade da resposta para tarefas como diagnosticar e reparar danos em aeronaves. Esse trabalho agora está sendo ampliado em toda a organização.

Ao simplificar a transição da experimentação para a prontidão empresarial, a Air France-KLM pode acelerar os ciclos de desenvolvimento em mais de 35%. O grupo de companhias aéreas já observou resultados tangíveis em áreas críticas de negócios, como operações em terra, engenharia, manutenção e atendimento ao cliente.

Para impulsionar a inovação contínua, a Air France-KLM e a Accenture estabeleceram um processo estruturado que ajuda os funcionários a transformarem desafios do mundo real em soluções práticas de IA generativa. O processo começa com a identificação de um problema e, em seguida, passa rapidamente pelo design, prototipagem, testes e, por fim, pela expansão das ideias bem-sucedidas para toda a empresa.

“Com essa colaboração, a Air France-KLM e a Accenture demonstram sua capacidade de imaginar e redesenhar o futuro do setor de viagens com IA generativa”, afirma Isabelle Fraine, diretora administrativa do Google Cloud France.

“Aproveitar a IA generativa é mais do que inovação técnica –  ela impulsiona uma transformação fundamental dos negócios”, declarou Julie Pozzi, diretora de dados e IA da Air France-KLM. “Graças à Accenture e ao Google Cloud, nosso objetivo é alavancar a IA generativa para reinventar a espinha dorsal operacional do setor aéreo”, completa.

TAGS

#aviação#cloud#IA agêntica#IA generativa#nuvem

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas