AiotAiot


Autores de Stranger Things teriam usado IA no episódio final

Fãs da série da Netflix acusam os irmãos Duffer de recorrer ao ChatGPT depois de uma captura de tela do documentário dos bastidores

16/01/2026

Autores de Stranger Things teriam usado IA no episódio final
Tamanho fonte

*Foto: reprodução Netflix

Por redação AIoT Brasil

Depois do final da quinta temporada de Stranger Things, os irmãos Matt e Ross Duffer, autores da série de sucesso produzida pela Netflix, foram acusados de usar o ChatGPT e o Reddit para escrever o último episódio. A polêmica foi provocada por cenas do documentário Uma Última Aventura: nos Bastidores de Stranger Things 5 que mostravam o processo de criação do roteiro, em que os irmãos aparecem redigindo o texto num computador e, supostamente, é possível ver os logotipos do chatbot de IA e da rede social nos separadores do navegador.

Bastou isso para que os fãs reagissem com indignação e compartilhassem milhares de capturas de tela em diversas plataformas e fóruns. A denúncia viralizou e, segundo o portal Euronews, foi alimentada pelas revelações feitas pelos criadores no documentário a respeito das dificuldades que os autores estariam enfrentando para escrever o último episódio da série.

Isso fez crescer a especulação de que os Duffer podem ter recorrido a ferramentas de IA, depois que parte dos fãs da série ficou insatisfeita com o desfecho da temporada final. “Alguns fãs acreditaram que existia um episódio surpresa, chamado ‘Conformity Gate’, que seria lançado em 7 de janeiro. Acabou por ser apenas uma ilusão nascida da frustração com um final controverso que pouco agradou. Agora cresce a contestação, quando espectadores atentos repararam em janelas de navegador suspeitas no documentário dos bastidores da quinta temporada”, disse a matéria da Euronews.

Integrantes da equipe de produção também foram às redes para afirmar que não há provas de uso de IA no roteiro do episódio, e Martina Radwan, realizadora do documentário, disse ao site Hollywood Reporter que não viu ninguém utilizar o ChatGPT na sala dos roteiristas. “Parte-me o coração que todo mundo adore a série e, de repente, algumas pessoas tenham a necessidade de destruí-la”, lamentou.

Martina também afirmou que não é possível usar o ChatGPT para criar um roteiro com quase duas dezenas de personagens. Por enquanto, a Netflix e os irmãos Duffer ainda não se pronunciaram sobre o caso, já apelidado de “ChatGPT Gate”.

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas