Grok é denunciado por gerar fotos sexualizadas de brasileira
IA de Elon Musk também teria criado imagens perturbadoras de menores de idade e de várias outras pessoas no X
13/01/202616/01/2026

*Foto: reprodução Netflix
Por redação AIoT Brasil
Depois do final da quinta temporada de Stranger Things, os irmãos Matt e Ross Duffer, autores da série de sucesso produzida pela Netflix, foram acusados de usar o ChatGPT e o Reddit para escrever o último episódio. A polêmica foi provocada por cenas do documentário Uma Última Aventura: nos Bastidores de Stranger Things 5 que mostravam o processo de criação do roteiro, em que os irmãos aparecem redigindo o texto num computador e, supostamente, é possível ver os logotipos do chatbot de IA e da rede social nos separadores do navegador.
Bastou isso para que os fãs reagissem com indignação e compartilhassem milhares de capturas de tela em diversas plataformas e fóruns. A denúncia viralizou e, segundo o portal Euronews, foi alimentada pelas revelações feitas pelos criadores no documentário a respeito das dificuldades que os autores estariam enfrentando para escrever o último episódio da série.
Isso fez crescer a especulação de que os Duffer podem ter recorrido a ferramentas de IA, depois que parte dos fãs da série ficou insatisfeita com o desfecho da temporada final. “Alguns fãs acreditaram que existia um episódio surpresa, chamado ‘Conformity Gate’, que seria lançado em 7 de janeiro. Acabou por ser apenas uma ilusão nascida da frustração com um final controverso que pouco agradou. Agora cresce a contestação, quando espectadores atentos repararam em janelas de navegador suspeitas no documentário dos bastidores da quinta temporada”, disse a matéria da Euronews.
Integrantes da equipe de produção também foram às redes para afirmar que não há provas de uso de IA no roteiro do episódio, e Martina Radwan, realizadora do documentário, disse ao site Hollywood Reporter que não viu ninguém utilizar o ChatGPT na sala dos roteiristas. “Parte-me o coração que todo mundo adore a série e, de repente, algumas pessoas tenham a necessidade de destruí-la”, lamentou.
Martina também afirmou que não é possível usar o ChatGPT para criar um roteiro com quase duas dezenas de personagens. Por enquanto, a Netflix e os irmãos Duffer ainda não se pronunciaram sobre o caso, já apelidado de “ChatGPT Gate”.

IA de Elon Musk também teria criado imagens perturbadoras de menores de idade e de várias outras pessoas no X
13/01/2026
Microsoft indica algumas das possibilidades de uso do Copilot nos processos mais comuns no dia a dia das empresas
05/01/2026
Combinação de tecnologia e realidade acelera o processo de produção e prevê a remuneração dos profissionais de moda
23/12/2025