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14/05/202406/06/2023
Por redação AIoT Brasil
Preocupado com sua segurança na internet? Faz sentido. Com as facilidades de pagamento da internet chegam também as possibilidades de fraudes, que têm potencial de afetar qualquer pessoa que possua uma conta digital.
Segundo a Serasa Experian, apenas entre janeiro a setembro de 2022 foram registradas 3.046.294 tentativas de fraudes de identidade contra o consumidor no Brasil, representando uma tentativa a cada 8 segundos. As tentativas de fraudes relacionadas com o segmento de bancos e cartões lideram com 1,7 milhão.
Nesse contexto, soluções e tecnologias como a Autenticação de Dois Fatores (2FA) e IA são importantes para a proteção do usuário.
“A IA tem um papel crucial na identificação de transações suspeitas e no combate a golpes financeiros. Ela é capaz de analisar grandes volumes de dados em tempo real, identificando comportamentos anormais e atividades fraudulentas antes que ocorram prejuízos significativos”, afirma Lukas Baschta, gerente de engenharia de vendas da Infobip Brasil, empresa que oferece ferramentas que ligam bancos e clientes.
Embora o 2FA seja amplamente adotada como uma camada adicional de segurança, Baschta enfatiza o papel complementar da IA: “A combinação da IA com o 2FA é uma abordagem poderosa. A primeira analisa o comportamento do usuário, identificando anomalias e possíveis ameaças em tempo real, enquanto o segundo garante a autenticação adicional, exigindo múltiplos fatores para confirmar a identidade do usuário”, explica.
Por meio da IA, é possível oferecer métodos de autenticação rápidos e práticos, como reconhecimento facial, leitura de biometria ou utilização de canais preferenciais, como SMS, e-mail, WhatsApp ou ligação. Dessa forma, transações bancárias e outras atividades online podem ser realizadas de forma segura e eficiente.
Segundo Baschta, um suporte imediato e ininterrupto também é essencial na proteção contra golpes financeiros. Fintechs devem oferecer canais de suporte facilmente acessíveis 24 horas por dia, sete dias por semana. Esses canais podem incluir chatbots automatizados para orientar em problemas comuns e encaminhar casos mais complexos para especialistas. Essa combinação de IA e suporte humano garante uma resposta ágil e eficaz em situações de risco.
Baschta destaca que a tecnologia continua avançando para proteger os clientes. Um exemplo disso é a Verificação Móvel Silenciosa (Silent Mobile Verification – SMV), capaz de autenticar clientes de forma silenciosa em segundo plano, utilizando o número de telefone celular e o IP no momento da autenticação. “Assim como os golpes evoluem, as tecnologias para combatê-los também avançam”, aponta o especialista.
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