IA pode ajudar a prevenir lesões em jogadores de futebol
Sistema desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Granada mostrou resultados superiores aos obtidos pelos métodos tradicionais
16/09/202526/09/2025
Por Fernando Neves
A TCL, multinacional chinesa de tecnologia, anunciou o patrocínio aos atletas paralímpicos brasileiros Aline Rocha (primeira mulher do país a competir em uma edição dos Jogos Paralimpícos de Inverno) e Cristian Ribeira (campeão do mundo de esqui cross-country). Os dois novos atletas do Team TCL representarão o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026. A iniciativa reforça a estratégia global da companhia de unir inovação tecnológica, inclusão e alto desempenho esportivo.
“Os esportes de inverno não têm grande visibilidade em um país tropical como o nosso, mas há muita gente torcendo pelo nosso sucesso. Contratos de patrocínio esportivo como este contribuem não só para a modalidade e para nós atletas, mas também para a inserção da pessoa com deficiência na sociedade”, destaca Aline Rocha, que foi a primeira mulher a representar o Brasil nos Jogos de Inverno, em 2018, e se prepara para sua terceira participação.
“A vida de atleta não é fácil. A maioria dos esportes tem pouca cobertura da imprensa e pouco patrocínio. Então o incentivo da TCL faz toda a diferença para continuarmos em busca dos nossos sonhos”, afirma Cristian Ribera, que conquistou a medalha de prata na prova masculina de velocidade sentado no Campeonato Mundial de Esportes de Neve de 2021.
A TCL firmou parcerias com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Paralímpico Internacional (IPC), que se estendem até 2032. Um dos principais focos da empresa é a aplicação da Inteligência Artificial (IA) em seus equipamentos audiovisuais e eletrodomésticos como parte da “Agenda de IA Olímpica”. O objetivo é apoiar experiências de fãs e atletas, tanto durante os Jogos quanto para quem acompanha de casa — iniciativa já colocada em prática nas Olimpíadas de Paris, no ano passado.
Segundo a companhia, a meta é proporcionar experiências mais imersivas e melhorar o bem-estar em ambientes como a Vila Olímpica, instalações esportivas e áreas de hospitalidade. Exemplos incluem telas digitais nos estádios, eletrodomésticos conectados para os atletas e a possibilidade de streaming de alta qualidade para que competidores se comuniquem imediatamente após as provas (“Athlete Moments”).
Entre as inovações destacam-se as TVs QD-Mini LED com processador AiPQ Pro, que ajusta cores, contraste, brilho e som em tempo real para transmissões esportivas. Também fazem parte do portfólio o ar-condicionado FreshIN 3.0, capaz de monitorar a qualidade do ar, e uma linha de geladeiras e lavadoras inteligentes conectadas à nuvem, reforçando o papel da IA no cotidiano de atletas e torcedores.
“A TCL apoia esportes ao redor do mundo há décadas por meio de diversas parcerias. Para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a empresa possibilitará novas experiências visuais e de estilo de vida ao fornecer uma variedade de inovações conectadas, incluindo monitores inteligentes, condicionadores de ar, geladeiras, máquinas de lavar, fechaduras inteligentes, sistemas de áudio, projetores e óculos de realidade aumentada TCL RayNeo”, completa Eason Cai, CEO da TCL SEMP e presidente da TCL Latin America Business Group.
#esporte#esqui cross-country#Jogos de Inverno#paralimpíada#patrocínio
Sistema desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Granada mostrou resultados superiores aos obtidos pelos métodos tradicionais
16/09/2025Jogo disputado em Pequim valeu como prévia do próximo campeonato mundial de humanoides que deverá ocorrer em agosto
03/07/2025A empresa é a nova patrocinadora das Olimpíadas de 2028 e 2032 e dará suporte à agenda de inteligência artificial do COI, incluindo experiências de fãs e atletas
21/02/2025