AiotAiot


Até 2025 cerca de 3,4 bilhões de pessoas utilizarão eSIM

Estudo da Juniper Research prevê que o número de chips existentes em 2021 quase triplicará em quatro anos

15/09/2022

Até 2025 cerca de 3,4 bilhões de pessoas utilizarão eSIM
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Um estudo recente da consultoria e fornecedora de serviços analíticos e pesquisas Juniper Research, do Reino Unido, previu que até 2025 aproximadamente 3,4 bilhões de pessoas estarão usando o chip universal eSIM em todo o mundo. Isso significa quase o triplo do 1,2 bilhão de telefones celulares existentes em 2021 e uma mudança importante no modo de uso desses dispositivos, com benefícios para os consumidores e os fornecedores especializados.

A nova pesquisa, denominada “eSIMs: análise do setor, oportunidades emergentes e previsões de mercado 2021-2025”, avaliou de forma independente a demanda por eSIM no mercado de consumo, na indústria e no setor público e concluiu que o setor de consumo será responsável por 94% das instalações globais de eSIM nos próximos quatro anos. Para isso, o principal impulso virá de fornecedores de dispositivos como Apple e Google.

O termo eSIM é a sigla de Subscriber Identity Module, ou módulo de identidade do assinante, usado pelas operadoras de celulares para identificar os clientes que utilizam o pacote de dados contratado, e a letra “e” significa “embedded”, ou incorporado. Com a tecnologia eSIM, disponível desde 2016, é possível trocar de operadora e conectar mais de uma linha em um único chip, de forma remota.

De acordo com a Juniper Research, a pesquisa descobriu que a implantação global de eSIMs em todas as verticais de consumo terá a ampla aceitação dos usuários, o que poderá forçar os fabricantes de dispositivos a pressionar as operadoras para oferecer suporte a essa tecnologia e acelerar o amadurecimento do mercado. “No entanto, a fragmentação de fornecedores de hardware no mercado de dispositivos de IoT celular exigirá que cada vertical adote uma combinação de tecnologias sem fio, hardware e ferramentas de gerenciamento. Por sua vez, surgirão empresas especializadas que fornecerão módulos eSIM mais robustos para ambientes industriais”, avaliou a consultoria britânica.

No setor industrial, o estudo identificou como os principais focos de expansão do eSIM as áreas de óleo e gás, manufatura e logística: “Isso sugere que os fornecedores poderão se capitalizar nesses mercados, pois a instalação de eSIM nessas verticais deve crescer de 28 milhões de unidades em 2021 para 116 milhões em 2025”.

A autora principal da pesquisa, Scarlett Woodford, disse que o usuário deve continuar sendo a principal prioridade para os provedores de plataforma de gerenciamento de eSIM: “Para isso, eles deverão fornecer um nível de serviço comparável ao encontrado nas implantações tradicionais de SIM”.

TAGS

#chip#eSIM#estudo

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas