Futurecom 2024 começa hoje em SP: o que esperar do evento
Congresso de inovação e tecnologia tem como tema central a conectividade e as novas relações entre pessoas e máquinas
08/10/202405/01/2023
Por redação AIoT Brasil
Uma tecnologia inédita de visualização de notebooks 3D sem necessidade de uso de óculos é um dos destaques entre os lançamentos mundiais da multinacional de hardware e eletrônicos taiwanesa ASUS na edição de 2023 do Consumer Electronics Show (CES), que foi aberto hoje, dia 5, e prossegue até domingo em Las Vegas, nos Estados Unidos. Em relação à sustentabilidade, a empresa informou que, neste ano, mais de 90% dos seus notebooks atenderão as normas EPEAT e Energy Star 8.0 relacionadas a produtos neutros em carbono e à reciclagem de matérias-primas.
A principal novidade, a ASUS Spatial Vision, é a primeira tecnologia 3D Oled sem óculos (autoestereoscópica) que permite experiências imersivas em um notebook, graças ao uso de uma lenticular e de uma câmera com rastreamento ocular que possibilita que o visor tenha imagens distintas para cada olho. De acordo com a empresa, também é possível alternar imagens em 2D e 3D, o que permite mudar os fluxos de trabalho dos criadores, que serão capazes de ver os detalhes dos objetos e efeitos 3D diretamente na tela sem precisar rever protótipos físicos.
As novas telas Oled oferecem uma relação de contraste de 1.000.000:1, tempo de resposta de 0,2 ms e taxa de atualização de 120Hz e possuem potencial para aplicações em metaverso. A tecnologia 3D sem óculos se integra às aplicações exclusivas do ASUS Spatial Vision Hub, que permite aos usuários assistir a vídeos e filmes em 3D e jogar jogos em 3D.
Os participantes do CES também conheceram os notebooks ASUS com o processador Intel Core i9 Série HX de 13ª geração, Windows 11 e placa de vídeo NvidiaA GeForce RTX Série 40. Os novos produtos abrangem o ProArt Studiobook 16 3D Oled, o Zenbook Pro 16X Oled, o Zenbook Pro 14 Oled, o Zenbook 14X OLED, o Vivobook Pro 16X 3D OLED, o ProArt Display Oled PA32DCM e o ProArt Display PA279CRV.
Jason Paul, vice-presidente e gerente-geral da plataforma Studio da Nvidia, lembrou que a inteligência artificial está sendo introduzida rapidamente nos fluxos de trabalho criativos, proporcionando recursos inéditos aos artistas. “Os notebooks ASUS ProArt, Vivobook e Zenbook, equipados com as placas de vídeo GeForce RTX Série 40, combinam um estilo de tirar o fôlego com o desempenho e a confiabilidade que os criadores precisam para a utilização de ferramentas avançadas como a IA generativa e o Nvidia Omniverse”, disse, ao avaliar os lançamentos da ASUS no CES.
Por sua vez, S. Y. Hsu, co-CEO da ASUS, enfatizou as iniciativas de sustentabilidade adotadas pela empresa: “Nosso objetivo é criar uma organização com zero emissão de carbono, que impulsione a mudança para uma economia circular e uma cadeia de fornecimento responsável, criando valores compartilhados entre cada um de nós”.
A empresa informou que já utiliza materiais sustentáveis na fabricação e nas embalagens de produtos e empregou 1.500 toneladas de plástico PCR (pós-consumo reciclado) desde 2017 e mais de 20 mil toneladas de papel reciclado em 2022. Esclareceu ainda que promoveu a reciclagem de mais de 40 mil toneladas de resíduos eletrônicos nos últimos anos.
#ces#emissao de carbono#inteligência artificial#plástico PCR#produtos neutros em carbono#reciclagem de matérias-primas#sustentabilidade#tecnologia 3D
Congresso de inovação e tecnologia tem como tema central a conectividade e as novas relações entre pessoas e máquinas
08/10/2024Pesquisa do Gartner indica que a maioria dos recursos deverá ser aplicada em IA, IA generativa e segurança cibernética
01/10/2024Conferência de dois dias dedicada a desenvolvedores apresentará as novidades da empresa e poderá ser assistida online
25/09/2024